Cotidiano

EM Hermínia Neves Vitiello promove semana de direito à educação inclusiva a partir desta segunda (22)

As palestras na unidade de educação infantil tem início na segunda-feira (22) e segue até a próxima sexta-feira (26) quando é comemorado o dia do surdo

Publicado em 19/09/2014 às 16:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A rede municipal de ensino de Guarujá está realizando ações diferenciadas nas escolas em comemoração ao Setembro Azul – Movimento Surdo. A Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello (Rua João Thomas Tangary, 95, Santa Rosa) inicia uma programação nesta segunda-feira (22), em alusão à 12ª Semana de Ação Mundial - “Direito à Educação Inclusiva: Por uma Escola e um Mundo para Todos”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O intuito da 12ª Semana de Ação Mundial - Direito à Educação Inclusiva, dentro do Setembro Azul, é promover discussões nas escolas para que integrem da melhor maneira ações de inclusão educacional. A unidade escolar vai apresentar diferentes palestras com o objetivo principal de conscientizar alunos e pais, abordando assuntos como: autismo, deficiência auditiva e física.

Continua depois da publicidade

A EM Hermínia Neves Vitiello impulsiona diversas atividades de conscientização durante todo o ano, sempre preocupada em trabalhar o aspecto de respeito à diversidade dos alunos e o relacionamento humano entre as crianças.

Programação é realizada em alusão à 12ª Semana de Ação Mundial - “Direito à Educação Inclusiva: Por uma Escola e um Mundo para Todos” (Foto: Pedro Rezende/PMG)

Continua depois da publicidade

“A inclusão de alunos com deficiência deve ser trabalhada desde pequeno. Por isso, promovemos da forma mais simples a prática desses aspectos com todos que freqüentam a nossa escola”, explicou a orientadora de ensino da unidade, Juliana Leão Pereira.

Para a diretora de Educação Infantil da Seduc, Renata Coghe Carlos, ações como esta são pontuais para fortalecer a inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência nas escolas. “Realizando exercícios diferenciados com os estudantes, a unidade escolar trata todos com igualdade de oportunidades e direitos”, salientou Renata.

Setembro Azul - Movimento Surdo – É a favor da educação e cultura da comunidade surda. Tornou-se efetivo nacionalmente em março de 2011, quando as discussões e mobilizações em defesa do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) tomaram maiores proporções.

Continua depois da publicidade

O mês de setembro ganha destaque pelo Movimento, pois no dia 26 é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Todos os anos são realizadas atividades pelo Brasil. No Guarujá, estão programadas palestras para todo o mês.

Confira abaixo a programação na EM Hermínia Neves Vitiello

Dia 22/09 – Reunião com os Professores sobre a 12ª Semana de Ação Mundial

Continua depois da publicidade

Dia 24/09 – Reunião com os pais dos alunos com diagnóstico de Deficiência que freqüentam a unidade escolar. Palestra com duas mães da ONG Acolhe Autismo.

Dia 24/09 – Exposição dos trabalhos feitos com alunos, após as discussões, conversas, leituras e vivências sobre o tema educação inclusiva.

Dia 26/09 – Reunião aberta a todos os pais da escola (Dia do Surdo).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software