Cotidiano

Em Cubatão: não tem calçada, mas tem lixo

Serviço de coleta de entulho funciona, mas os locais onde são depositados o lixo estão destruídos

Publicado em 26/08/2013 às 12:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Essa não será a primeira vez que o descarte irregular de lixo no Jardim Casqueiro, em Cubatão, está nas páginas do Diário do Litoral. A montanha de lixo encontrada na esquina das ruas São Pedro e Estados Unidos já foi alvo de reclamações dos moradores do bairro, mais de uma vez.

O que a reportagem do DL averiguou é que existem várias destas montanhas espalhadas pelas ruas do Jardim Casqueiro. Durante dias, a reportagem acompanhou os montes de entulhos da Avenida das Américas, da Rua Brasília, da Rua São Vicente e da Rua Estados Unidos com a Rua São Pedro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a Prefeitura, as calçadas danificadas são alvos do descarte irregular de lixo (Foto: Jonas de Morais/DL)

Tem de tudo nestes montes: sofás, armários velhos, restos de construção, restos de comida e por aí vai. A coleta é feita. Toda quinta-feira, o Cata-Treco da Prefeitura passa para recolher esses lixos. O problema é que os locais onde esses lixos são depositados estão destruídos. Não há mais calçamento, só lixo.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Cubatão informou que, segundo a Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, o serviço de coleta é fiscalizado por funcionários da Fiscalização Urbana. “As calçadas danificadas, que são alvos do descarte irregular de lixo, estão no cronograma de recuperação de calçadas”, informou a assessoria através de nota.

Segundo a Administração Municipal, a Prefeitura está montando um caminhão com uma pequena betoneira na carroceria e material para a produção de concreto. “Com ele, serão percorridos os pontos danificados e será feito um lastro de concreto, já preparado para receber ladrilhos hidráulicos, cuja compra está em andamento”, explica

Construção

A Prefeitura de Cubatão informa que entulhos de demolição em geral, como pisos, cascalhos, pedras, aterro, tijolos, colunas, entre outros materiais provenientes de construção, devem ser removidos por meios particulares, com caçambas estacionárias ou outro tipo de transporte apropriado.

Esses materiais não devem ser deixados em vias públicas, caso contrário o munícipe será notificado pela fiscalização e terá um prazo de 24 horas para dar destinação correta ao entulho. Depois desse prazo, máquinas e operários da Prefeitura farão o serviço, que será cobrado do munícipe por meio de boleto, com base na legislação municipal.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software