Cotidiano

Em 100 dias de gestão, São Vicente paga mais de R$ 40 milhões em dívidas

A primeira cidade do Brasil teve meses marcados por entregas em educação, saúde, segurança, turismo e organização da casa.

Ana Clara Durazzo

Publicado em 10/04/2025 às 13:24

Atualizado em 10/04/2025 às 13:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os uniformes e materiais seguem sendo entregues para cada estudante e a construção de novas escolas vai transformando a realidade de São Vicente / Divulgaçaõ/PMSV

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (10), a gestão Kayo Amado completa 100 dias à frente da Prefeitura de São Vicente neste segundo mandato. Em três meses, foram mais de R$ 40 milhões de dívidas pagas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A primeira cidade do Brasil, que completa 500 anos em 2032, teve meses marcados por entregas em educação, saúde, segurança, turismo e organização da casa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça escola do Litoral de SP que está entre as melhores do Brasil

• São Vicente reinaugura escola onde jogador Neymar estudou

• Dia da Escola: reformas valorizam o setor em São Vicente

Saúde

Na saúde, o município deu início às obras da primeira UPA Central 24h de São Vicente.

A Prefeitura também segue o trabalho de reestruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando qualificar o atendimento nos bairros.

Continua depois da publicidade

No início do ano, quatro postos tiveram abertura de licitação oficializadas: ESFs Sambaiatuba, Ponte Nova/Quarentenário, Saquaré e Pompeba. A Área Insular também ganhou uma nova Unidade de Saúde da Mulher, no Centro de Especialidades Médicas (Cemesv).

A construção do Complexo Maternoinfantil também avançou consideravelmente e já está na reta final.

Educação

O ano começou com a entrega da nova UE Mário Covas Jr, escola no Parque das Bandeiras que ganhou nova quadra, salas climatizadas e passou por reforma em toda a sua estrutura.

Continua depois da publicidade

Os uniformes e materiais seguem sendo entregues para cada estudante e a construção de novas escolas A+ vai transformando a realidade de São Vicente.

Nestes três meses, a Secretaria de Educação (Seduc) avançou na revitalização das escolas José Meirelles (Quarentenário), Antônio Pacífico (Náutica) e Laura Filgueiras (Vila Mateo Bei).

No ano passado, uma escola de São Vicente entrou no ranking das 100 escolas públicas do Ensino Médio do Brasil com melhores resultados no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).

Continua depois da publicidade

Além disso, moradores do Jóquei ganharam um novo espaço para aulas de judô, através de uma parceria com o Instituto Tiago Camilo, que oferecerá, na UE Manoel Nascimento Jr, aulas gratuitas da modalidade em um ambiente moderno e acolhedor.

Desenvolvimento Urbano

As obras do VLT na Área Continental seguem com a execução da primeira etapa e do processo para a licitação do segundo estágio, que contemplará a construção de quatro novas estações a  tem entrega prevista para 2028.

Além disso, o investimento na comunidade permanece. O maior projeto de combate a enchentes da história de São Vicente segue em execução, com a instalação de oito conjuntos de comportas em andamento.

Continua depois da publicidade

Em paralelo, mais bairros serão asfaltados, com anúncios feitos pelo prefeito em janeiro, no aniversário do Município:

1- Abertura de licitação para pavimentação das ruas Simão Jahjah e Marcílio Dias Horneaux, no Parque das Bandeiras;

2- Abertura de licitação para pavimentação parcial das ruas Caramuru, Leonardo Nunes e Avenida Vereador Wilson Thomaz, no Parque São Vicente.

Continua depois da publicidade

3- Abertura de licitação para pavimentação das ruas Deolinda Fortes dos Santos, C, D, E, F, G, H, I e Arnaldo Rodrigues, na Vila Margarida;

4- Abertura de licitação para pavimentação das ruas Professora Yolanda Conte e Dona Libânia de Lima Crook, na Vila Margarida, e Engenheiro André Rebouças, na Vila Mateo Bei;

5- Abertura de licitação para pavimentação de vias no bairro Humaitá e Rua Geraldo Volpe, no Humaitá.

Continua depois da publicidade

Segurança

A atual gestão vem investindo em um processo de reestruturação dos materiais de trabalho. Nesses primeiros 100 dias, o setor celebrou a entrega de mais armamento e coletes balísticos à Guarda Civil Municipal (GCM), além da incorporação de 35 novos agentes ao efetivo.

Turismo

Através do programa ‘São Vicente de Cara Nova’, a cidade segue atraindo novos olhares com a primeira Praça da Bíblia à beira-mar do País e a Academia do Itararé, além dos  equipamentos ao ar livre gratuitos.

As obras de recuperação da ‘Biquinha dos Doces’ e a remodelação do Deck dos Pescadores avançaram e novas revitalizações turísticas foram confirmadas, com anúncios para o Monumento dos 500 Anos e a Praça 22 Irmãos Amigos, também no Itararé.

Continua depois da publicidade

Essas melhorias, segundo a Prefeitura, dão sequência a um grande projeto de reestruturação do eixo centro-praia, região com maior índice de empregabilidade e consumo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software