Cotidiano

Eleito, Farid Madi afirma que Vicente de Carvalho terá centro de mão de obra; entenda

A ideia é garantir vagas para trabalhadores nas obras do túnel submerso entre Santos e Guarujá

Carlos Ratton

Publicado em 31/10/2024 às 06:45

Atualizado em 31/10/2024 às 08:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Farid disse que a informação de Pomini serviu como um alento / Divulgação

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao Diário do Litoral na última terça-feira (29), o prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi revelou que, em reunião recente com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, descobriu que Vicente de Carvalho vai abrigar um grande centro de treinamento e qualificação de mão de obra visando garantir vagas de trabalhadores de Guarujá nas obras de construção do futuro túnel submerso que unirá o município a Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Farid disse que a informação de Pomini serviu como um alento, pois estava preocupado com os impactos que as obras podem causar à margem esquerda do Porto (lado Guarujá). No entanto, acredita que o empreendimento também vai gerar oportunidades de empregos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Terminam este ano as obras da primeira fase do aeroporto no litoral de SP

• Novo traçado do túnel Santos-Guarujá contará com 'superquadra'; veja detalhes

• 'O Guarujá precisa de união para superar os desafios', diz Farid Madi ao ser eleito

"O Pomini me disse que serão realizados cursos em um centro de treinamento no Distrito de Vicente de Carvalho para qualificar a mão-de-obra local, que seria uma das exigências à empresa que construirá o túnel. Então, estou bastante otimista. Vou conversar muito com APS e com a União para garantir vagas para trabalhadores da minha cidade nas obras".

Outro alívio que Farid disse ter foi a possibilidade de não haver desapropriações no Distrito. "Ele (Pomini) me garantiu que não vão ter novas desapropriações. Disse que, no futuro, algumas empresas poderiam se interessar em comprar alguns imóveis lá, mas aí é outra história", revelou Farid.

Continua depois da publicidade

O prefeito eleito afirma que o túnel vai integrar definitivamente a Baixada Santista e sob todos os aspectos, inclusive no transporte. "Então acho que a gente vai, de verdade, com essa ligação seca, ter integração total entre a Baixada Santista e todas as cidades da região metropolitana".

Subprefeitura

O prefeito eleito revelou outra novidade para Vicente de Carvalho - região da cidade em que iniciou sua carreira empresarial e política e a qual diz nutrir um imenso carinho. "Vicente Carvalho terá uma subprefeitura que em termos administrativos e operacionais é muito maior do que uma regional. Vamos ter subprefeito, levar secretarias para lá, por exemplo, a de Portos. Provavelmente, será instalada na Avenida Thiago Ferreira".

Outra novidade. Disse que vai trazer implantar um Centro de Tradições Nordestinas (CTN), igual ao de São Paulo, no imóvel antigo Forró Society. Também o Parque Itapema. "O Pomini me falou que os empresários vão fazer esse investimento. Então, mais uma coisa bacana com recursos que não sairão da Prefeitura. Isso tudo vai fomentar turismo para Vicente Carvalho. O parque ficará de frente para o Estuário, para o mar, lugar maravilhoso, com marinas para barcos. O próprios moradores poder fazer passeio, vai ter restaurantes, enfim, o Forte Itapema também vai ser restaurado", adiantou.

Continua depois da publicidade

Aeroporto

Sobre o futuro Aeroporto de Guarujá, Farid também está otimista. "A obra de expansão da pista já está acontecendo. Agora, já está licitado para se implantar lá o terminal. Então eu acho que o aeroporto vai acontecer. Esse projeto que começou na minha gestão lá atrás e, infelizmente, até hoje não andou como deveria", disse.

Ao se despedir da entrevista, Farid fez questão de passar uma mensagem à população de Guarujá. "Só tenho a agradecer a confiança que depositaram em mim. Foram mais de 83 mil votos 20 anos depois de minha primeira gestão. Vamos trabalhar muito pra fazer que essa cidade volte a ser uma cidade justa, mais igualitária, socialmente e economicamente melhor, uma cidade de oportunidades, especialmente para o jovem da periferia. Uma cidade que dê orgulho da gente viver", finaliza.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software