Continua depois da publicidade
As eleições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) para a gestão 2014/2015 da Prefeitura de Guarujá terminam neste sábado (8). Disputam o pleito 14 candidatos que concorrem a nove vagas: cinco membros titulares e quatro suplentes.
Segundo o supervisor de Serviços da Cipa, Fernando Ventura, os servidores podem votar durante o expediente e frisou a importância dessa escolha. “A partir da votação, o servidor estará escolhendo seus representantes na Comissão. E os eleitos buscarão soluções para melhorar a saúde e a segurança do trabalhador da Prefeitura”.
Continua depois da publicidade
Estão sendo utilizados terminais eletrônicos de votação (habilitação de computadores) em todos os setores da Prefeitura. Cada seção contará com servidor público, que vai ficar responsável pelo lançamento de senha (pessoal e intransferível) para o voto de cada eleitor. A Cipa é uma Comissão vinculada à Secretaria de Administração.
Todos os empregados e servidores públicos permanentes da Administração Municipal poderão votar. No ato de votação é necessário ter o número de prontuário em mãos. Os eleitores devem procurar seus respectivos locais de trabalho para votação.
Continua depois da publicidade
CIPA – A Comissão é formada por servidores com o objetivo de prevenir os acidentes de trabalho e, assim, ajudar na promoção da saúde do trabalhador. Trata-se de um órgão representativo de prevenção de acidentes, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho e regulamentado pela NR 05, do Ministério do Trabalho e Empregos e o decreto 10101/2012, que regulamenta a Cipa no estatuto do Município.
As reuniões dos membros da Cipa acontecem uma vez por mês (ordinariamente), para discutir políticas internas de prevenção de acidentes do trabalho. A formação da Cipa é paritária, ou seja, além de eleger membros representantes dos empregados, posteriormente, ocorre a indicação dos empregadores, quando serão indicados pela Administração Municipal nove membros: cinco titulares e quatro suplentes.