VALE DO RIBEIRA

Eleições 2024: Maristela é favorita para ser prefeita de Ilha Comprida

Eleita vice-prefeita da Cidade em 2020, a candidata precisou assumir a chefia do Executivo após prefeito ser cassado em julho deste ano

Luana Fernandes

Publicado em 04/10/2024 às 06:42

Atualizado em 04/10/2024 às 08:25

Compartilhe:

Maristela (Republicanos) é a favorita para continuar na Prefeitura / Divulgação

Maristela (Republicanos) é a favorita dos eleitores de Ilha Comprida para ser a próxima prefeita da cidade do Vale do Ribeira. O resultado é da pesquisa Govnet, divulgada com exclusividade pela Gazeta nesta sexta-feira (4/10).

A primeira colocada nas pesquisas - de forma estimulada, quando os nomes disponíveis são apresentados - aparece com 36,8% das intenções de voto. Eleita vice-prefeita nas últimas eleições municipais, a candidata chegou a assumir como prefeita este ano após o chefe do Executivo da Cidade, Geraldino Júnior (PL), ser cassado por não responder a requerimentos emitidos pela Câmara Municipal.

Em segundo lugar aparece Rodrigo Giz (Podemos), conforme a Govnet, com 26,2%. Não há a possibilidade de disputa de segundo turno na cidade, por não estar entre as 30 localidades paulistas com mais de 200 mil eleitores.

Gráfico da pesquisa estimulada para Prefeitura de Ilha CompridaNa pesquisa da Govnet foram feitas 400 entrevistas do dia 30 de setembro ao dia 2 de outubro, em diferentes pontos de fluxo populacional, de diferentes regiões do município de Ilha Comprida, presencialmente. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. 

A maior parte dos entrevistados foi mulheres (52%). A faixa etária foi distribuída da seguinte forma: 16 a 24 anos (11%), 25 a 34 anos (13%), 35 a 44 anos (16%), 45 a 59 anos (27%) e 60 anos ou mais (33%). Já na questão da renda familiar, a maior parte dos entrevistados recebem até dois salários mínimos (67%). 

Outros candidatos

Os outros três candidatos foram apresentados na pesquisa estimulada: RIC (PL), com 14,4% das intenções de voto, Milton Furacão (PT), com 1,2%, e Sassá Tupinambá (PSOL), com 0,2%.

Quem não pretende votar em ninguém, em branco ou anular o voto somam 4,3%, enquanto 16,5% não souberam responder.

Pesquisa espontânea também mostra Maristela em 1º lugar

Maristela (Republicanos) também lidera o cenário espontâneo - ou seja, quando o eleitor é questionado em quem vai votar sem apresentar nenhuma opção de nome. A candidata nesse cenário está com 29,5% da preferência do eleitorado de Ilha Comprida.

Gráfico da pesquisa espontânea para Prefeitura de Ilha Comprida

Depois aparecem Rodrigo Giz (20,5%), RIC (12,1%) e outros (0,7%). Brancos, nulos e nenhum somam 3,6%, e 33,4% não souberam responder.

A maior parte dos eleitores que optam por Maristela está entre as mulheres (30,4%). A região da Ponta da Praia Norte também abriga o maior número de eleitores da favorita ao cargo de prefeita, 43,5%.

A candidata também é a favorita entre os eleitores que têm Ensino Superior (36,3%) e para os que têm renda familiar de 2 a 5 salários mínimos.

Entenda a pesquisa

A pesquisa Govnet entrevistou 400 eleitores da cidade de Ilha Comprida, no Vale do Ribeira, presencialmente de 30 de setembro a 2 de outubro. A margem de erro para o total da amostra é de 4,9% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número SP-01153/2024

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Sextou' em grande estilo? Veja o tempo de espera na balsa

Tempo é considerado ideal por boa parte dos usuários

Cotidiano

Pesquisa aponta Rogério Santos a frente na corrida eleitoral santista

Sondagem da Govnet mostra que a escolha do prefeito de Santos deve seguir para o segundo turno

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter