Cotidiano

Edward Snowden não deve deixar aeroporto por enquanto

O ex-agente da CIA pediu asilo a Rússia depois de se encontrar com ativistas de direitos humanos e advogados no aeroporto há duas semanas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/07/2013 às 18:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Serviço Federal de Migração da Rússia deu ao ex-agente da CIA Edward Snowden um documento especial que lhe permite sair da área de trânsito do aeroporto de Moscou, segundo a agência de notícias RIA Novosti, mas um advogado do norte-americano disse que ele permanecerá no local por enquanto

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O órgão não emitiu nenhuma declaração sobre a situação nesta quarta-feira, mas, segundo a agência de notícias Interfax, uma fonte não identificada disse que Snowden poderia deixar o aeroporto de Sheremetyevo dentro de "algumas horas".

Pouco depois, no entanto, o advogado Anatoly Kucherena disse que Snowden permanecerá na área de trânsito do aeroporto enquanto as autoridades russas analisam seu pedido de asilo temporário.

Snowden pediu asilo a Rússia depois de se encontrar com ativistas de direitos humanos e advogados no aeroporto há duas semanas. Foi a segunda vez que ele fez a solicitação.

Continua depois da publicidade

Snowden recebeu um documento especial que lhe permite sair da área de trânsito do aeroporto de Moscou (Foto: Divulgação)

Snowden retirou seu pedido inicial de asilo no início deste mês depois de o presidente Vladimir Putin ter afirmado que ele deveria interromper as atividades consideradas prejudiciais aos interesses dos EUA.

Em Washington, a Casa Branca declarou-se em busca de "esclarecimentos" sobre a situação de Snowden. O secretário de Imprensa da Casa Branca, Jay Carney, insistiu em que o governo norte-americano deixou claro à Rússia que deseja o retorno de Snowden aos EUA para que ele responda a acusações de "espionagem" e "roubo de propriedade do governo".

Continua depois da publicidade

O ex-agente norte-americano admitiu ter vazado para a imprensa informações sobre programas ultrassecretos de espionagem mantidos pelos EUA.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software