Continua depois da publicidade
Guarujá recebeu nota A no Índice de Gestão de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) — eixo avaliação escolar — em um documento elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O resultado divulgado no dia 6 e destaca os melhores aspectos na infraestrutura escolar municipal.
De maneira geral, foram avaliados sete índices setoriais consolidados em um único índice, através de um modelo matemático, com foco na análise da infraestrutura e dos processos dos entes municipais. O principal objetivo é de avaliar a eficácia das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores municipais.
Conforme explica a secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, o TCE iniciou esta avaliação no ano passado, com o encaminhamento de técnicos aos municípios. “Sabemos que temos muito a avançar. Afinal, Guarujá tem um histórico delicado, com uma questão sócio-econômica diferenciada das demais cidades da Região e até do Estado. Certamente vamos evoluir ainda mais, pois estamos caminhando para isso”, destacou a secretária que é presidente da União dos Dirigentes Municipais de Ensino do Estado de São Paulo (Undime-SP) e membro do Conselho Estadual de Educação.
Continua depois da publicidade
Ela atribui o bom resultado aos diversos programas e projetos realizados, na rede municipal de ensino desde 2009. O destaque fica para o Plano Decenal da Educação, que foi implementado no Município em 2012. Trata-se de um documento histórico e um dos pioneiros no País, que garante até 2021, uma série de medidas, a partir de um diagnóstico das necessidades educacionais de Guarujá, o que inclui investimentos, cumprimento de tarefas, com o intuito de garantir a cobertura e a qualidade do ensino.
Continua depois da publicidade