Cotidiano

Eduardo Kobra lança mural em tanques de Cubatão

Após seis meses, a arte leva cor à paisagem cinzenta das indústrias

Publicado em 21/10/2014 às 11:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O artista urbano Eduardo Kobra, um dos principais nomes da arte de rua no mundo, inaugurou ontem o mais recente trabalho no país. Ele entregou um mural realizado em dois tanques de criogênicos da empresa Linde Gases, no quilômetro 59 da Rodovia Cônego Domenico Rangoni, Cubatão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obra foi pintada nas estruturas que possuem 14 metros de altura e 17 metros de diâmetro. Kobra falou sobre o primeiro trabalho exposto na Baixada. “É a primeira vez que pinto um tanque nessas proporções. Tive uma dificuldade enorme. Aprendi muito com o trabalho. Pude trazer pela primeira vez o meu trabalho, que é uma arte pública, para o litoral. O barato é esse, levar a arte para milhares de pessoas. Todos que passarem pela via poderão ver. Estamos modificando o ambiente com a arte”.

O trabalho durou seis meses, sendo dois de planejamento e outro quatro de execução. O meio ambiente foi uma das principais preocupações do artista. Kobra possui um movimento chamado “GreenPincel”, que luta pelos direitos dos animais e pelo meio-ambiente. Eduardo realizou um revezamento com outros quatro artistas para concluir a obra. O artista explicou o conceito.

“Pesquisei uma série de imagens relacionadas ao meio ambiente e a Cubatão. Nós também pensamos na estética de quem está descendo de São Paulo e voltando para a Capital. Uma das imagens é voltada justamente para quem desce e é uma menina brincando com o ar. As duas cenas são crianças interagindo com o ar, com meio ambiente, que sempre foi uma questão levada em discussão a Cubatão”.

Continua depois da publicidade

Estruturas têm 14m de altura e 17m de diâmetro (Foto: Matheus Tagé/DL)

Sobre o artista

Eduardo Kobra é um dos mais conhecidos muralistas urbanos do Brasil. Possui trabalhos espalhados em cidades como Brasília e São Paulo. Além disso, sua obra está presente em diversos países como Estados Unidos, Suécia, Polônia, França e Itália.

Continua depois da publicidade

No fim deste mês, viaja para San Francisco, Estados Unidos, onde realizará a pintura de um prédio histórico. Na sequência participará, entre os dias 11 e 20 de novembro, da Bienal de Grafite da Colômbia. Ainda neste ano, ele estará  pela terceira vez consecutiva no “Art Basel”, amostra realizada em Miami, que reúne mais de 250 artistas e atrai quase 70 mil pessoas todo ano.

Já em 2015, ele participa de trabalhos internacionais na Suíça, Índia e Rússia. Ele também recebeu um convite para participar da equipe do “Mr. Brainwash”, reconhecido como um dos três maiores nomes da street art. “Para mim é sensacional porque a estrutura que ele tem para organizar murais é muito grande, além de fazer parte da equipe número um em arte de rua”.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software