Cotidiano

Edital para Túnel Santos-Guarujá será publicado ainda este mês

Governo de SP e União formalizam convênio e edital do túnel submerso já tem data certa para ser publicado

Luana Fernandes

Publicado em 14/02/2025 às 13:44

Atualizado em 14/02/2025 às 13:54

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Edital para construção do primeiro túnel imerso do Brasil deve ser publicado no fim deste mês / Divulgação/GovernoSP

Continua depois da publicidade

Agora vai! 27 de fevereiro foi a data escolhida para que o edital para construção do túnel imerso Santos-Guarujá seja publicado. O Governo de São Paulo e o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), formalizaram, nesta quarta-feira (12), o convênio que viabiliza a construção do novo modal. O leilão está previsto para ocorrer no dia 1º de agosto. O Diário do Litoral tinha adiantado que este acordo sairia nos próximos dias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com investimento de R$ 6 bilhões, este será o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina, garantindo mais segurança e agilidade no deslocamento entre Santos e Guarujá. O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e é a a maior obra de infraestrutura do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Modelo final do Túnel Santos-Guarujá é aprovado; veja detalhes

• Mega Túnel Santos-Guarujá deve gerar até 9 mil vagas de emprego; saiba mais

“Este é um projeto aguardado há décadas pela população da Baixada Santista. O túnel imerso vai reduzir as filas das balsas, melhorar a mobilidade urbana e garantir eficiência logística para o Porto de Santos, fortalecendo a economia da região”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

O projeto executivo foi elaborado pelo Governo de São Paulo e atende a uma demanda histórica da Baixada Santista. Hoje, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com a nova estrutura, a travessia será feita em poucos minutos, reduzindo filas e otimizando o fluxo logístico do Porto de Santos.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software