Cotidiano

Duas pessoas morrem vítimas de raio na Grande São Paulo

De acordo com Boletim de Ocorrência registrado, as vítimas eram funcionárias de um sítio, localizado na Estrada Doutor Marcial Holanda

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/01/2015 às 18:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Um raio atingiu quatro pessoas ontem (5), por volta das 14h30, durante uma tempestade na cidade de Embu-Guaçu, região metropolitana de São Paulo. Duas das vítimas morreram e mais duas foram internadas no Hospital Municipal de Embu-Guaçu. O hospital não divulgou informações atualizadas a pedido da família.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com Boletim de Ocorrência registrado na cidade, as vítimas eram funcionárias de um sítio, localizado na Estrada Doutor Marcial Holanda, no qual estavam trabalhando na segunda-feira (5). Durante a tempestade, eles tentaram abrigar-se próximo a um galpão, mas foram atingidos pela descarga elétrica.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Fipe/Buscapé: preços no comércio eletrônico têm queda média de 1 85% em dezembro

• Sistema Cantareira tem nova queda e chega a 6,9% da capacidade

• Queda de raio mata dois trabalhadores rurais na Grande São Paulo

Em oito dias, seis pessoas morreram no estado por causa de raios. Quatro banhistas da mesma família morreram em 29 de dezembro, na cidade de Praia Grande, litoral paulista. Na ocasião, mais quatro pessoas foram atingidas pelo raio, mas sobreviveram.

Segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), atualmente morrem 130 pessoas vítimas de raios por ano no Brasil. Além disso, em cada 50 mortes por raios no mundo, uma no país. Especialistas do Elat explicam que a questão da alta incidência de descargas elétricas no país diz respeito à geografia. “Somos o maior país da chamada zona tropical do planeta – essa área central, onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades”.

Continua depois da publicidade

O grupo também apresenta dados sobre mortes por raios em 2014. Até a metade do mês de novembro, foram 84 casos no país, ante 88 ocorrências no mesmo período de 2013. Nestes acidentes, morreram mais pessoas durante atividades agropecuárias (29%) e dentro de casa (18%), o que indica um desconhecimento dos riscos durante tempestades, de acordo com o Elat. Do total de vítimas, 89% eram do sexo masculino e 56% viviam em áreas rurais.

O estado de São Paulo registrou a incidência de 134.580 raios entre 1º de dezembro de 2014 e 6 de janeiro de 2015. Já na cidade de Embu-Guaçu, local das recentes mortes devido às descargas elétricas, foram 136 no mesmo período.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software