Continua depois da publicidade
Explosões no centro da cidade de Jos, na Nigéria, deixaram pelo menos 20 pessoas mortas nesta quinta-feira, de acordo com testemunhas. Um ataque aconteceu em uma barraca de alimentos ao ar livre e outra nas proximidades do mercado Terminus. Soldados e policiais levaram os feridos para hospitais.
Em maio, dois carros-bomba no mesmo mercado mataram pelo menos 130 pessoas em um ataque realizado pelo grupo extremista Boko Haram, aumentando os conflitos entre muçulmanos e cristãos. Jos está em uma região fronteiriça entre o norte predominantemente muçulmano e o sul cristão, onde atos violentos ocorrem frequentemente. Ninguém reivindicou a autoria do ataque desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Em Kano, segunda maior cidade da Nigéria, a policial Aderenle Shinaba disse que as forças de segurança detonaram uma bomba escondida em uma bolsa colocada nesta quinta-feira em um supermercado. Separadamente, a polícia de Kano prendeu um adolescente vestindo uma jaqueta com explosivos.
Várias bombas foram detonadas nos últimos meses por mulheres suicidas, o que aumentou os temores de que o Boko Haram está usando algumas das centenas de meninas sequestradas em seus ataques.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade