Cotidiano
O próximo legislativo tem uma boa escolaridade, se comparado com outros anos, pois 10 possuem o ensino superior completo
Os novos vereadores exercerão o mandato de 2025 a 2028 em Peruíbe / Arquivo/DL
Continua depois da publicidade
Peruíbe já sabe quem serão os 15 vereadores que vão atuar pelos próximos quatro anos na câmara municipal da cidade. Mas você sabia que quatro deles são peruibenses natos e 10 possuem o ensino superior completo, de acordo com os dados divulgados pelo TSE? Não? Então conheça essas e outras curiosidades a seguir.
Serginho Fonseca (PSDB), Dr. Fernando Uraguti (PP), Adriana Lima (PT) e Kaio Lima (REP) são os filhos da terra, mas esse número poderia ser maior se forem considerados os nascimentos de dois vereadores na vizinha Itanhaém, o Rafael Vitor (PP) e o Artur Catuaba (PSDB). Acontece que Peruíbe sempre teve problemas com a maternidade local o que leva as mamães a ganharem os seus bebês nas cidades vizinhas, o que pode ser o caso dos dois eleitos. Um problema crônico na cidade e um desafio para os novos vereadores.
Continua depois da publicidade
Além destes quatro natos e os dois já citados, outros dois são da Baixada Santista, o Fábio Mariano (PL) é nascido em Santos e o Gustavo Tamer é de Cubatão, totalizando oito que são filhos da região.
Dos outros sete que restaram, três nasceram na capital do estado, o Cristen Na Mira (MDB), o Adilson da Taxi Van (PSB) e o Julinho (União), enquanto outros dois em São Bernardo do Campo, o Rodrigo Silva (PSDB) e a Dani Mamede (PSD). Apenas dois não são paulistas, isto é, nasceram fora do estado de São Paulo. Pedrinho D’lara (Avante) é de Guarapuava/PR, enquanto a Socorro Mendonça e de Queimadas/BA.
Continua depois da publicidade
O próximo legislativo tem uma boa escolaridade, se comparado com outros anos, pois 10 possuem o ensino superior completo e metade desse número possui o ensino médio completo. Não fizeram ainda o ensino superior os vereadores Rafael Vitor (PP), Serginho Fonseca (PSDB), Pedrinho D’lara (Avante), Julinho (União) e Gustavo Tamer (PSB). Não que necessariamente seja preciso ter um curso superior para ser um bom vereador.
Peruíbe elegeu três mulheres: Socorro Mendonça (PSD), Adriana Lima (PT) e Dani Mamede (PSD). Seis foram reeleitos, o Fábio Mariano (PL), Adilson Taxi Van (PSB), Rafael Vitor (PP), Pedrinho D’lara (Avante), Rodrigo Silva (PSDB) e a Socorro Mendonça (PSD). Serginho Fonseca (PSDB) também legislou no atual mandato, em substituição, já que é suplente.
O partido com o maior número de cadeiras é o PSDB, com três vereadores eleitos, enquanto o PSD, o PP e o PSB possuem duas cada um. Vão ocupar um lugar o PL, MDB, AVANTE, UNIÃO, PT e o Republicanos.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que o prefeito eleito, o Felipe Bernardo (PSD) é natural de São Paulo e possui Ensino Superior Completo, enquanto o seu vice, o Tamer Junior (PSB), é natural de Peruíbe e estudou até concluir o Ensino Médio.
Independentemente do local onde nasceram e da escolaridade, Peruíbe precisa de uma câmara atuante, que fiscalize o executivo, que faça a cidade crescer com responsabilidade e que, principalmente, melhore a vida das pessoas.
Continua depois da publicidade