ENTENDA A MUDANÇA

Donos de veículos já podem pagar o IPVA via Pix em São Paulo

Morador de SP passa a poder recolher o IPVA por meio de QR Code junto a cerca de 800 instituições financeiras; entenda a novidade

Bruno Hoffmann

Publicado em 25/10/2023 às 15:58

Atualizado em 25/10/2023 às 16:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Trânsito na capital paulista / Kaique Rocha/Pexels

Continua depois da publicidade

Desde esta quarta-feira, os proprietários de veículos do estado de São Paulo podem pagar o IPVA também por meio do Pix. A novidade permite ainda a regularização do IPVA em atraso.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), do Governo de São Paulo, o cidadão passa a poder recolher o IPVA por meio de QR Code junto a cerca de 800 instituições financeiras.

Continua depois da publicidade

"Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para os desbancarizados e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais", informou a pasta, em nota.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Paginas/pix.aspx), informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento. O QR Code Pix tem validade de 15 minutos antes de expirar.

Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR Code pelo mesmo site. Na tela do QR Code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará.

Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “SECRETARIA DA FAZENDA E PLANEJAMENTO”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

Continua depois da publicidade

A modalidade Pix está sendo implementada inicialmente para o pagamento do IPVA de veículos já registrados no estado de São Paulo. Até o fim deste ano também será possível pagar a taxa de licenciamento, as multas de trânsito e efetuar o primeiro registro de veículo no Estado, pagando os respectivos débitos.

Segundo a pasta, a Secretaria da Fazenda e Planejamento não encaminhará, por qualquer forma de comunicação, um QR Code para pagamento de débitos de veículos. Cabe exclusivamente ao cidadão promover a emissão do QR Code no site indicado para quitação dos débitos.

Outros métodos

Continua depois da publicidade

Os métodos tradicionais para o pagamento do imposto continuam válidos normalmente. Além do Pix, para efetuar o pagamento do IPVA basta informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) na rede bancária credenciada e realizar o recolhimento do tributo, por meio dos terminais de autoatendimento.

O pagamento pode ser feito também pela internet, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software