Cotidiano

Dom Jacyr pede atenção à Santos

Chefe da Igreja Católica do Município fez apelo durante a missa campal em celebração à Nossa Senhora de Monte Serrat

Publicado em 08/09/2013 às 14:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Durante a realização da missa campal em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat – padroeira de Santos, o bispo diocesano da Cidade, dom Jacyr Francisco Braido pediu atenção aos governantes que comandam o município.

Ele ainda ressaltou a importância da família e dos jovens, lembrando também da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que ocorreu no Rio de Janeiro. De acordo com a Guarda Municipal, 10 mil pessoas participaram da celebração.Nenhum incidente foi registrado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Temos que ter atenção especial com a nossa Cidade. Somos corresponsáveis pelas melhorias no Município. Santos é uma cidade acolhedora. Precisamos renovar nossa cidade. Devemos superar os problemas da saúde, da violência e das drogas”, afirmou Braido.

Durante a realização da missa campal em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat, dom Jacyr Francisco Braido pediu atenção aos governantes que comandam o munícipio (Foto: Matheus Tagé/DL)

Ainda na oração, o bispo diocesano falou sobre as construções de grandes edifícios comerciais e residências na Cidade. “Precisamos ter o coração aberto para entender o progresso de Santos”, disse.

Por volta das 9h50, o bispo diocesano deu início à missa campal, acompanhado do Frei Rozântimo, do padre José Myalil Paul, do prefeito Paulo Alexandre Barbosa e do ex-prefeito João Paulo Tavares Papa. Milhares de fiéis – de todas as idades - se aglomeravam na Praça José Bonifácio com bandeiras em homenagem à Nossa Senhora do Monte Serrat.

Os termômetros marcavam 20 graus. Com o forte sol que marcava presença em Santos, diversas pessoas passaram mal. Elas foram socorridas e encaminhadas para postos médicos que estavam montados na Praça José Bonifácio.

Ao falar sobre a importância da família, Braido citou Maria mãe de Deus. “Devemos seguir o modelo de fé de Maria para instruir nossas famílias. Devemos refletir sobre isso. Os pais devem cultivar práticas comuns da fé para seus filhos. Os pais devem ser exemplo para os filhos. A fé se transmite na família”.

O bispo diocesano afirmou que os jovens devem ser olhados com carinho. “Eles precisam aprender sobre o sentido da vida, do amor, do namoro”, pontua.

Ainda durante a missa, o Chefe da Igreja Católica de Santos lembrou da tragédia ocorrida na Síria. “Como diz o Papa Francisco vamos orar pela paz. Vamos orar pela paz da Síria”. Em seguida, Braido realizou uma oração.

O bispo diocesano também ressaltou a importância de Nossa Senhora do Monte Serrat para Santos. “É uma devoção que vem de longe na história. Começou com uma tradição na Espanha, parou no Rio de Janeiro e veio para Santos. Em 2014, será celebrado os 400 anos da ação milagrosa da padroeira”.

Em 1614, quando holandeses invadiram a Ilha de São Vicente, moradores das vilas de Santos e São Vicente se abrigaram no alto do Monte Serrat. Quando os invasores se aproximaram, uma avalanche de pedras matou muitos deles e colocou os demais em fuga. Em 1954, a Câmara de Santos oficializou o título de padroeira a Nossa Senhora do Monte Serrat.

Ao final da missa campal, Braido abençoou a Cidade e seus trabalhadores. “Abençoai a Cidade, os governantes, os estudantes, os trabalhadores do porto e das indústrias”.

Em seguida, por volta das 11h30, a procissão teve início pelas ruas de Santos. Os fiéis saíram da Praça José Bonifácio, caminharam pela Rua João Pessoa até a Praça Mauá, onde foi feita a renovação da consagração da Cidade. Logo depois, a subida pelas escadarias do Monte Serrat teve início.

A programação que se encerra hoje ainda contará com uma missa campal, às 16h, realizada pelo bispo diocesano e outra missa, às 19h, celebrada pelo padre Myalil. As missas serão realizadas no Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software