Cotidiano

Dois mendigos tomam posse de banca de jornal em Santos

Local, que foi abandonado pela proprietária, se tornou moradia e espaço para usuários de drogas. Além de revistas, a Reportagem flagrou lixo, roupas e até uma bolsa jogados na banca

Publicado em 07/07/2015 às 11:19

Compartilhe:

Dois moradores de rua se apossaram de uma banca de jornal, no cruzamento das ruas Paraná e Monsenhor de Paula Rodrigues, na Vila Matias, em Santos.

Segundo vizinhos e comerciantes, o local foi abandonado pela proprietária. Agora, a banca serve de moradia para a dupla.

“Um dia a dona fechou e nunca mais voltou. Eles arrombaram aí para pegar papel para reciclagem. Vários moradores de rua passam por aí”, explicou um comerciante.

A Reportagem do Diário do Litoral foi abordada por uma vizinha, que comentou a presença de moradores de rua à noite. “Eles ficam aí, dormem na frente da banca, ao lado também. Quase sempre são dois. É uma vergonha ficar esta situação como está. Precisam dar um jeito nisso”.

Ao portal Colab, que registra reclamações de munícipes de Santos, um homem comentou que o local também virou ponto de usuários de drogas e que moradores de rua chegam a utilizar a banca como banheiro.

Sem dono, moradores de rua acabaram tomando posse após abandono de permissionário (Foto: Luiz Torres/DL)

Questionada sobre a situação, a Prefeitura respondeu que a Secretaria de Assistência Social já realizou diversas ações junto a esse grupo, com frequentes abordagens e convites para ingresso no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

A Administração destacou que esse trabalho de convencimento é prejudicado pelo fato de alguns moradores da região contratarem pessoas em situação de rua para serviços de carreto.

Além disso, o local fica próximo à Vila Belmiro e, segundo a secretaria, os moradores de rua conseguem dinheiro olhando carros em dias de jogos. O grupo é usuário de drogas, o que também dificulta a abordagem.

A Prefeitura ressaltou que ninguém pode ser recolhido compulsoriamente para um abrigo. A vaga é ofertada e a decisão de aceitar ou não cabe à pessoa.

Já sobre a banca de jornal abandonada, o Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp) da Secretaria de Finanças informou que, por não estar em atividade, o permissionário da banca foi intimado, multado e notificado para remover a banca do local. Até o momento, o permissionário não se manifestou. O Defemp já emitiu processo administrativo para cassação e consequente remoção da banca.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Evento da Disney, D23 Brasil, divulga mapa do evento; confira detalhes

Primeira edição do popular evento da Disney acontecerá pela primeira vez no Brasil em novembro deste ano

Diário Mais

Litoral de SP tem praia com rio de água doce e perfeita para relaxar; conheça

Espaço é também considerado um dos melhores lugares para se desligar da agitação da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter