Cotidiano

Documentos do Governo de SP revelam três possíveis trajetos do trem SP-Santos; veja

Os documentos revelam três possíveis trajetos do projeto do trem de passageiros

Ana Clara Durazzo

Publicado em 06/02/2025 às 12:36

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O esboço do Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul, por exemplo, prevê a partida da capital paulista via Linha 10 / Foto de Piixabay/Pexels

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Documentos do Governo de São Paulo revelam três possíveis trajetos do projeto do trem de passageiros que ligará São Paulo a Santos. 

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O esboço do Trem Intercidades (TIC) – Eixo Sul, por exemplo, prevê a partida da capital paulista via Linha 10. Já o documento, chamado “Diretrizes para Elaboração do Diagrama Unifilar da Linha 10”, apresenta detalhes sobre o TIC-Santos.

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Os estudos revelam as seguintes alternativas:

1. Ligação via Linha 9-Esmeralda e Parelheiros, seguindo até Mongaguá e, posteriormente, até Santos. Trajeto ao longo da faixa da Rodovia dos Imigrantes.

2. Percurso pela Linha 10-Turquesa, passando por Paranapiacaba, com descida pela cremalheira ou por uma nova via a ser construída.

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3. Linha 10 e nova Linha 14. A linha 10 será concedida à iniciativa privada junto com a futura Linha 14- Ônix.

Os projetos já estão em consulta pública. 

Concessão da Linha 10 e da nova Linha 14-Ônix

A linha 10- Turquesa será concedida à iniciativa privada junto com a futura Linha 14- Ônix.
Os projetos já estão em consulta pública. Um dos documentos disponíveis é o esboço do Trem Intercidades.

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Detalhes 

O TIC-Santos poderia partir da Estação Barra Funda, aproveitando a maior disponibilidade de plataformas, o que facilitaria o embarque e desembarque dos passageiros.

Parada em Santo André

O projeto sugere pelo menos uma parada na região do Planalto, na Estação Santo André. Será uma plataforma em ilha localizada a 20 km da Barra Funda.

Trecho compartilhado entre Barra Funda e Brás

Entre a Barra Funda e Brás, o trem utilizará a via 3 da Linha 11-Coral e a via 2 da Linha 10-Turquesa. Além disso, Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) já estão sendo projetados para permitir a operação de cargas e trens metropolitanos na área central.

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Via exclusiva e pontos de ultrapassagem

Assim como o TIC-Norte (Barra Funda – Campinas), o trem seguiria por uma via única dedicada, com pontos de ultrapassagem. O documento descreve que a via ao norte seria disponibilizada ao TIC entre Brás e Mauá.

A Estação São Caetano foi indicada para a instalação de uma via de cruzamento, podendo também ser uma parada alternativa a Santo André.

Na Revisão 2 do projeto, o reposicionamento das vias na Estação Santo André permitiu a duplicação da via do TIC na região da plataforma, garantindo uma estrutura dedicada ao serviço.

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Trecho após Santo André

Entre Brás e Santo André, a Linha 10 opera com três vias operacionais. Uma quarta via será construída para abrir caminho para o TIC operar em uma faixa exclusiva.

Já entre Mauá e Ribeirão Pires, o projeto prevê o deslocamento do trem metropolitano para o lado sul.
Além disso, a nova Estação Ribeirão Pires seria reposicionada para permitir a instalação de uma via exclusiva para o TIC.

Descida da Serra: um dos principais desafios

O ponto mais difícil do trajeto é a descida da serra. Os trens de carga utilizam o sistema de cremalheira que é acionado devido ao desnível de 800 metros em 8 km, com inclinação média de 10%.

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