Cotidiano

Dilma recebe primeiro-ministro do Japão

Esta é a primeira visita de um chefe de Governo do Japão ao Brasil em mais de dez anos. No Planalto, os líderes participarão de reunião bilateral com ministros dos dois países

Publicado em 01/08/2014 às 11:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Em visita oficial ao Brasil, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, será recebido hoje (1º), às 11h, pela presidenta Dilma Rousseff, na rampa do Palácio do Planalto. Esta é a primeira visita de um chefe de Governo do Japão ao Brasil em mais de dez anos. No Planalto, os líderes participarão de reunião bilateral com ministros dos dois países.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), serão discutidos temas sobre a ampliação e diversificação do comércio entre as duas nações e a expansão dos investimentos japoneses no Brasil nas áreas de construção naval, infraestrutura, ciência, tecnologia e inovação. Depois da reunião no Palácio do Planalto, Abe e Dilma farão pronunciamento à imprensa e irão para o Palácio Itamaraty, onde se encontrarão com grandes empresários brasileiros e japoneses. A presidenta oferecerá almoço em homenagem ao primeiro-ministro do Japão.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), serão discutidos temas sobre a ampliação e diversificação do comércio entre as duas nações (Foto: Agência Brasil)

À tarde, Abe tem agenda na Embaixada do Japão em Brasília. Amanhã, em São Paulo, o primeiro-ministro se encontrará com a comunidade japonesa e com executivos brasileiros e dirigentes de empresas japonesas. De acordo com o MRE, cerca de 1,6 milhão de cidadãos com origem japonesa vivem no Brasil, a maioria no estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Em 2015, as relações nipo-brasileiras, estabelecidas em 1895, completarão 120 anos. A comemoração, no próximo ano, também deve ser tratada por Dilma e Abe. O Japão é parceiro mais tradicional do Brasil na Ásia, embora em volume de comércio esteja atrás da China. Entre todas as nações, o país é o sexto maior parceiro comercial do Brasil. Em 2013, as trocas bilaterais alcançaram US$ 15 bilhões.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software