Uma manutenção preventiva simples pode evitar grandes dores de cabeça com o veículo / Governo de São Paulo
Continua depois da publicidade
Só quem já viajou de carro e teve de parar no caminho para resolver algum problema com o veículo sabe a dor de cabeça que é ter de atrasar o roteiro ou até cancelar os planos. Mas é possível evitar estes transtornos com alguns cuidados antecipados e uma manutenção preventiva no mecânico.
O que checar no carro antes de viajar:
Continua depois da publicidade
1. Limpadores para-brisas: os para-brisas são fundamentais para a visibilidade dos motoristas, as paletas devem estar sempre higienizadas com detergente neutro e em caso de a paleta estar com borracha esfarelando ou arranhando o vidro, é necessário à sua substituição.
2. Luzes dos veículos: faróis, setas, luz de ré e lanternas são equipamentos de uso diário do motorista e precisam estar em ordem para evitar acidentes. A orientação é verificar a qualidade das lâmpadas de 15 em 15 dias e em caso de alguma variação é preciso fazer a troca do material.
Continua depois da publicidade
3. Pneus: com validade de 5 anos, os pneus precisam ser revisados com uma frequência de 10 mil quilômetros rodados. Para saber se os seus pneus estão dentro da lei de trânsito é preciso verificar se o desgaste nos sulcos não atinge mais de 1,6 mm de profundidade.
4. Freios: o item mais importante para a segurança e o conforto do motorista e passageiros é o freio. É preciso estar atento ao equipamento de segurança e verificar se há desgaste nas pastilhas, lonas e discos de freio. Outro item que se deve estar atento é a mangueira de fluido de freio, em caso de vazamento não é possível acionar os freios da forma correta.
5. Amortecedores: os amortecedores têm a função de dar estabilidade à direção do veículo. Em qualquer sinal de falha do equipamento é preciso ser substituído para evitar a perda de controle do carro.
Continua depois da publicidade
6. Documentação: por último, mas não menos importante, antes de viajar é de suma importância que o motorista tenha toda documentação veicular em dia, além de claro, a própria habilitação.
7. Calcular gastos com pedágio e combustível: alguns sites ajudam a fazer uma estimativa do total de gastos na viagem. A ideia é que o motorista não seja pego de surpresa e fique sem dinheiro na hora de passar pelas praças de pedágios, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Além dos cuidados básicos, da revisão veicular, os usuários das rodovias concedidas à iniciativa privada têm à disposição as bases de Sistema de Atendimento ao Usuário (SAUs) onde o motorista pode parar para descansar ou até mesmo para obter auxílio mecânico. O texto conta com informações da "Artesp".
As concessionárias disponibilizam de forma gratuita diversos serviços de atendimento, como guinchos, auxílio mecânico, socorro mecânico e outros que são espalhados de forma estratégica ao longo das rodovias.
Continua depois da publicidade