Cotidiano

Diário do Litoral na folia: Rumo ao quarto dia de festa

Belos desfiles, muita diversão na rua e escolas comemorando títulos. Confira o que rolou na região nos primeiros três dias de carnaval e o que ainda está programado para hoje

Publicado em 04/03/2014 às 01:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Campeãs: Imperador da Ilha e Independência já festejam

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Duas cidades da Região já definiram as campeãs do Carnaval 2014: Imperador da Ilha de Santo Amaro, de Guarujá, e Independência, de Cubatão.

Em Guarujá, a apuração das vencedoras começou às 15 horas de ontem. Às 16h30, a cidade já tinha uma campeã. A Imperador da Ilha se consagrou mais uma vez vencedora do carnaval guarujaense.

A escola foi a terceira a entrar Passarela do Samba de Vicente de Carnaval no primeiro dia de desfiles na cidade com o enredo “Laços e Abraços – Lobito festeja 100 anos na Ilha do Dragão”, com 800 componentes divididos em 13 alas e quatro carros alegóricos.

Continua depois da publicidade

Já em Cubatão, a apuração começou às 18 horas e, às 19 horas, a Independência, agremiação do bairro Jardim Casqueiro, se consagrou êneocampeã do carnaval cubatense, ou seja, é a nona vez que a escola leba o título.

A Independência, agremiação do bairro Jardim Casqueiro, se consagrou êneocampeã do carnaval cubatense (Foto: Divulgação/PMC)

O desfile foi o último da noite de sábado na passarela do samba montada na Avenida Beira Mar. A escola, que ontem completou 38 anos de fundação, apresentou o tema “Daomé, a saga da libertação”, com 1.500 foliões, 15 alas e cinco carros alegóricos.

Continua depois da publicidade

Leia também: Escolas do Grupo Especial de Santos dão show na avenida

Praia Grande: mais desfiles hoje

Ontem, sete escolas de samba desfilaram na Passarela do Samba João Apolônio pelo Primeiro Grupo do Carnaval da Família de Praia Grande. Elas disputam duas vagas no Grupo Especial, que desfila hoje.

Continua depois da publicidade

Antes das agremiações entrarem na avenida, o Movimento Cultural de Matizes Africanas Afoxé Laroyê levou mães e pais de santo para fazer a limpeza e energização da pista por onde passam os foliões. A Corte Carnavalesca também marcou presença recepcionando as agremiações. Confira abaixo o que as agremiações levaram para a avenida neste carnaval.

Guaratude

Com o enredo “No picadeiro da alegria, um instante de magia. o GRCES Guaratude anuncia senhoras e senhores, o espetáculo vai começa”, a agremiação levou toda magia de palhaços, mágicos, malabaristas e outros personagens do universo circense para a avenida. Como ficou entre as últimas colocadas no Primeiro Grupo em 2013, desfilou dessa vez sem verba e apostou na reciclagem e nas doações como fonte para confecção do material.

Continua depois da publicidade

Favoritos do Forte

A escola de samba do Canto do Forte apresentou o enredo “Praia Grande quem conhece não esquece, meu Canto do Forte, que canta e encanta”. A escolha do enredo foi uma forma de homenagear o bairro onde fica a sede da escola e alguns comércios antigos como Restaurante Caiçara e o supermercado Figueroa. Para ditar o ritmo do desfile, a bateria do mestre Aurindo entrou na avenida com 50 ritmistas. A novidade para este ano foi a paradinha funk no meio do samba enredo.

Cristal de Praia Grande

Continua depois da publicidade

“Mãe: da geração a criação”. Com esse enredo, a escola do Samambaia exaltou a figura materna como um todo, desde as progenitoras, mães adotivas, mães de santo, entre outras. Com 400 componentes, a agremiação abordou mais o lado social do enredo, lembrando grupos como as Mães da Sé, que ficaram nacionalmente conhecidas pela luta em busca de notícia dos filhos desaparecidos.

Star na Avenida

A escola de samba que deixou o Grupo Especial para o Primeiro Grupo em 2013 se apoiou na superação para levar à avenida um desfile ainda mais emocionante. Com o enredo “Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima. E mostra neste carnaval exemplos de superação”, a agremiação falou sobre o poder das pessoas de reagirem aos variados acontecimentos do cotidiano que podem abalá-las.

Continua depois da publicidade

Unidos da Ocian

A agremiação que mudou sua sede para o bairro Anhaguera, levou para a passarela o enredo “Unidos da Ocian... Tô no jogo”, que relembrará o surgimento dos Jogos Olímpicos na Grécia, desde as brincadeiras infantis como amarelinha, dama, entre outros. A Unidos da Ocian levou cerca de 400 componentes e dois carros alegóricos à avenida.

João Apolônio Cesac

Continua depois da publicidade

Muito forró, frevo e axé invadiram a Passarela do Samba em 2014. Em homenagem a cultura nordestina, a agremiação levou ao desfile o enredo “Vim lá do nordeste, sou cabra da peste, sim senhor”. Com bastante animação e disposição, a definição do enredo ocorreu de maneira democrática, com votação feita pela comunidade. A escola abordou um pouco da cultura nordestina, retratando figuras marcantes como o rei do baião, Luiz Gonzaga, padre Cícero, a dança frevo, comidas típicas, além de trazer a alegria do povo nordestino.

Ilha do Caieiras

O enredo “Ilha do Caieiras em uma viagem a Bahia” inspira o desfile deste ano da Acadêmicos Ilha do Caieiras. A agremiação desfilou as belezas e tradições do estado, falando sobre a forte influência africana trazida pelos escravos, a religiosidade, as comidas e a proliferação de artistas.

Continua depois da publicidade

2º Dia de Desfiles

Hoje, as sete maiores escolas da cidade entram na Passarela do Samba João Apolônio para desfilar pelo Grupo Especial, são elas Acadêmicos de Praia Grande, Império da Baixada, Casa do Mestiço, Folia 99FM, Mancha Verde Baixada, Amigos do Samba e Unidos da Vila do Sapo.

 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software