SUSTENTABILIDADE
Missão é promover os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que incluem ações para erradicar a fome e a pobreza, além de promover a saúde, a educação, a igualdade étnica e de gênero
O diretor-presidente do Diário, Alexandre Bueno, assinou nesta quinta-feira o Termo de Adesão ao Movimento ODS Santos 2030 / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O diretor-presidente do Diário do Litoral, Alexandre Bueno, assinou nesta quinta-feira o Termo de Adesão ao Movimento ODS Santos 2030. Criada pela Associação Comercial de Santos (ACS), em parceria com a Prefeitura de Santos, a iniciativa pretende estimular conexões entre empresas e instituições para gerar soluções relacionadas à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecem ações em 17 áreas, com a missão de erradicar a fome e a pobreza, além de promover a saúde, a educação, a igualdade étnica e de gênero. Participaram da cerimônia, realizada na sede do Diário do Litoral, o gerente-executivo da ACS, Eduardo Lopes, a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andréa Ribeiro, e o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos ODSs da Prefeitura, Fábio Tatsubô.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Em resumo: ao assumirem o compromisso público de promover ações voltadas à sustentabilidade ambiental, social e gerencial em seus processos produtivos, as empresas que aderem ao Movimento ODS Santos 2030 e ao Pacto Global da ONU se comprometem com a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. E Santos é pioneira no Brasil na construção de planos de ação integrada visando o enfrentamento das mudanças climáticas e superação das metas ODS.
“Há diversas movimentações na direção da sustentabilidade e todas são muito bem-vindas. Mas, o importante é que isso tudo esteja integrado. E a Prefeitura construiu um caminho claro, objetivo”, resumiu o gerente-executivo da ACS.
Continua depois da publicidade
O lançamento oficial do Movimento Santos ODS 2030 acontecerá no próximo dia 30, na ACS, no Centro Histórico de Santos. O evento dá início às ações entre iniciativa privada, órgãos públicos, entidades do terceiro setor, universidades e sociedade civil.
“A Associação Comercial não quer ser protagonista, queremos juntar gente, porque se trabalharmos de forma integrada, daremos passos importantes. E, fazendo os ODS, estaremos cumprindo também o ESG (Ambiental, Social e Governança). Este será um grande ano”, completou Eduardo Lopes.
E, segundo a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Associação Comercial, todas as empresas, independente do tamanho, podem aderir ao Movimento ODS Santos 2030. Também não é preciso ser associado à ACS para participar.
“ODS é possível fazer em qualquer instituição. Faça o que for possível, faça de acordo com suas possibilidades. O que importa é a representatividade de fazer e de participar com outros que também estejam fazendo”, explicou Andréa Ribeiro.
Continua depois da publicidade
“CPF também”.
O diretor-presidente do Diário do Litoral, Alexandre Bueno, destacou a disposição da empresa em participar e contribuir: “O Diário tem como um dos seus pilares a preocupação com o social e sempre estamos engajados com ações, projetos e políticas sérias que estejam comprometidas com esse tema. Estamos inseridos num ecossistema onde o clima e a sustentabilidade são vitais, sem eles não há futuro. Fazer parte do Movimento ODS é inspirador. Que nós possamos, junto com todos os envolvidos, trazer soluções para nossa comunidade e além”.
Além do Movimento ODS Santos 2030, o Diário do Litoral também é signatário do Pacto Global da ONU e do Movimento Nacional ODS São Paulo. Ao longo deste ano, a empresa será parceira da Prefeitura no Concurso Boas Práticas ODS do Litoral.
Continua depois da publicidade
Já Fábio Tatsubô citou que, a partir de março, começam as capacitações envolvendo representantes da sociedade civil: “Para participar, basta olhar os 17 ODSs da ONU, basta olhar o site da Prefeitura”.
Continua depois da publicidade