Cotidiano

DH faz vistoria técnica em travessia Guarujá-Bertioga nesta terça (25)

Ponto de encontro será na travessia de balsa na margem de Guarujá

Carlos Ratton

Publicado em 25/06/2024 às 06:40

Atualizado em 25/06/2024 às 08:24

Compartilhe:

Vale lembrar que o Diário do Litoral vem, há pelo menos dois anos, denunciando o descaso do Estado em relação à travessia entre Guarujá e Bertioga / Nair Bueno / Diário do Litoral

Nesta terça-feira (25), às 10 horas, a engenheira Jamile Consulin, diretora do Departamento Hidroviário (DH) do Estado de São Paulo, junto com representantes da Associação Guarujá Viva (AguaViva), fará uma visita técnica nas travessias de balsas Guarujá-Bertioga-Guarujá. O ponto de encontro será na travessia de balsa na margem de Guarujá.

A intenção é discutir e apontar soluções sobre as constantes filas, interrupções de transporte e a falta de embarcações, já que atualmente existe somente um rebocador amarrado a um flutuante, em substituição às balsas que foram retiradas aproximadamente há um ano. A travessia Santos-Guarujá-Santos também será visitada.

O Diário vem há pelo menos dois anos denunciando os problemas na travessia Guarujá-Bertioga. A última reportagem informou que Jamile prometeu, num projeto futuro, melhorar a dragagem no canal para aumento do calado para facilitar o tráfego e a atracação das barcas. 

Abaixo-Assinado

Vale lembrar que a engenheira recebeu, numa visita anterior, um abaixo-assinado reivindicando da retirada dos rebocadores amarrados ao flutuante. As balsas que fazem a travessia não possuem motores. As inúmeras paralisações da travessia afetam não só a população de ambas as cidades, que perde horário de trabalho, da escola, de consultas médicas e diversos outros compromissos, como turistas que vêm para a região.

Isso porque há o perigo da hélice e o fundo do rebocador tocarem na lama próxima às margens do canal, danificando a embarcação que baliza o flutuante que leva veículos e pedestres ao atracadouro. Ele (flutuante) não pode encostar no berço entre o manguezal e o ponto de embarque e desembarque.

A última denúncia envolvendo a travessia apontou que as duas balsas - a Bacharel (com capacidade para 12 veículos) e a FB14 (28 veículos) que deveriam estar operando na travessia, estavam sendo utilizadas na travessia Santos-Guarujá e não em manutenção, conforme vinha propagando a Secretaria de Meio Ambiente e Logística (Semil), do Governo Paulista.

A secretária estadual Natália Resende revelou que o sistema de travessias litorâneas estava com uma estrutura precária por conta de reformas emergenciais nas embarcações. A engenheira Jamile deverá ver de perto essa situação.  

O Diário vem publicando que a anunciada manutenção acontece desde 2022. A solução, segundo Natália, seria é uma Parceria Público Privada (PPP) e que o leilão para convocar empresas interessadas em participar do edital só deveria acontecer no segundo trimestre de 2025, com a inclusão da travessia. 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Galinhas japonesas produzem ovos de gemas brancas; descubra o motivo

No Japão, ovos com gemas brancas têm despertado curiosidade após viralizarem nas redes sociais

Santos

Associação Paulista de Medicina de Santos comemora Dia do Médico

Programação contará com solenidade, homenagens, congresso e jantar em prol de projetos sociais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter