Continua depois da publicidade
Um grupo de 17 países, incluindo EUA, França e Austrália, concordou em receber refugiados que estão fugindo do sangrento conflito na Síria, informou o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) nesta quarta-feira.
"Até agora, a ACNUR tem 17 países participando no esforço do programa de reassentamento Admissão Humanitária", disse o porta-voz regional da agência, Peter Kessler, à AFP. "Eles estão oferecendo 10 mil lugares (no total), com alguns programas voltados principalmente para o ano de 2014", acrescentou.
"Existem atualmente mais de 2,1 milhões de refugiados", disse Kessler. "Dez mil locais de reassentamento no exterior é um primeiro passo importante, mas é uma gota no oceano em comparação com as enormes necessidades e ao grande número de sírios sendo acomodados pelos países da região".
Sob o acordo, o ACNUR irá avaliar a realocação entre os 17 países, dando prioridade aos mais vulneráveis, disse.
Continua depois da publicidade
O montante de refugiados que cada um dos 17 países receberá ainda não foi decidido, embora haja relatos de que a França poderá acolher apenas 1.200 pessoas.
A Suécia, que está entre os 17, já anunciou que vai conceder autorizações de residência para refugiados sírios que já estão no país, mas eles não podem pedir asilo nas embaixadas suecas. Desde o início de 2012, a Suécia recebeu cerca de 14.700 pedidos de asilo de sírios.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade