Continua depois da publicidade
Carros abandonados continuam sendo problema em Santos. Apesar da Operação Lata Velha, promovida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em julho do ano passado, veículos e carcaças ainda são encontrados em vias do Município.
Na manhã de ontem, a reportagem do Diário do Litoral se deparou com 10 casos de carros abandonados, sendo quatro encontrados na Rua Doutor Bernardo Browne, no bairro do Estuário, próximo à Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6).
A situação mais grave era de um Citroën C3. Com os pneus esvaziados, o carro estava sem a parte do motor, sem bancos e com muito lixo dentro. Um Chevrolet Monza, com placa de Guarulhos, estava com o para-choque traseiro amarrado à carcaça por um fio e também com muita sujeira. Em situação parecida, um Fiat Palio, de Santos, já não possuía mais as lanternas da frente. O último veículo encontrado na via, um Fiat Uno, de Praia Grande, estava tomado por poeira, com pneus murchos e parcialmente corroído pela ferrugem.
Outros carros
Continua depois da publicidade
No Macuco, dois automóveis Volkswagen Gol, modelo antigo, ambos de Santos, foram encontrados na mesma situação, na Avenida Afonso Pena, no Macuco. Com muito lixo dentro, os veículos estavam sujos, com peças faltando.
Outros dois carros estavam na região do Mercado Municipal. Um Fiat Palio, sem placa e com a parte traseira destruída, está encostado em uma vaga para carro na Rua Henrique Dias. Dentro do veículo, entulho e pedaços de madeira. Já na Rua São Francisco, há apenas a carcaça de um automóvel modelo picape.
Continua depois da publicidade
No Centro, um carro está abandonado na Avenida Conselheiro Nébias, entre as ruas João Pessoa e General Câmara. Sem as portas e com lixo na parte de dentro, o veículo está com a frente também depredada e vidros quebrados.
O último automóvel encontrado pela Reportagem está estacionado na Rua Estácio de Sá, no Embaré. Com placa de São Vicente, o veículo está sem duas rodas, muito amaçado e sem lanterna traseira.
Resposta da CET
Continua depois da publicidade
Em nota, A CET informou que todos os veículos citados pela Reportagem, exceto o da Rua São Francisco, que não consta processo em andamento, já passaram por fiscalização onde foi constatado o abandono. A empresa aguarda o prazo que os proprietários possuem para remover os veículos. Se isto não acontecer, eles deverão ser guinchados, de acordo com a programação.
O órgão explicou que os dois pátios administrados pela CET estão operando com a capacidade máxima de veículos. No entanto, a empresa GP Service, vencedora da licitação para remoção e guarda, assumirá o serviço ainda este mês, devendo retirar os veículos que estão dentro da programação de guinchamento e normalizando a situação de abandono em toda a Cidade.
Se um veículo estiver em condições de sucata e for enquadrado na Lei ‘Cidade Sem Lixo’, a Secretaria de Meio Ambiente, que cuida do programa ‘Lata Velha’, pode aplicar multa de R$ 1 mil ao dono. Na sequência, a CET remove o veículo considerado abandonado da via pública e o deposita no pátio municipal.
Para retirar o automóvel, o proprietário deve pagar a taxa de guincho, as diárias de pátio e quitar todas as taxas e impostos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade