Cotidiano

Detran bloqueia quase cinco mil CNHs no Estado

Esquema de compra de carteira de motorista ocorria em sete municípios; entre eles, São Vicente. A investigação teve início no começo deste ano

Publicado em 17/07/2015 às 10:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) identificou e bloqueou mais de 4.900 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas de forma irregular em sete municípios do Estado: São Vicente, Hortolândia, Jundiaí, Laranjal Paulista, São Caetano do Sul, Sumaré e Valinhos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A investigação teve início no começo deste ano com a constatação de que havia um grande número de documentos emitidos em um curto período de tempo nessas cidades.

No meio da apuração, o Departamento de Trânsito identificou que entre os documentos irregulares estava o de um jogador de futebol do Corinthians —Malcom Filipe Silva de Oliveira. Logo após completar 18 anos de idade, ele declarou ter obtido um protocolo que o permitia dirigir.

 Detran começou a investigação no início do ano (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

A afirmação chamou a atenção do diretor-presidente do Detran-SP, Daniel Annenberg, pois esse documento não existe. A CNH é de porte obrigatório e não pode ser substituída.
O Detran-SP constatou que o atleta havia obtido sua habilitação apesar de não constar que tenha concluído todas as etapas do processo, que, no caso dele, durou apenas 20 dias. Normalmente, isso leva de 75 a 90 dias.

Segundo investigação preliminar, os cidadãos pagavam de R$ 2.000 a R$ 6.000 para obter a CNH. O Detran-SP identificou 12 funcionários por suspeita de envolvimento no esquema. Eles respondem a processo administrativo e, se comprovada a fraude, podem ser exonerados a bem do serviço público. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software