Maior parte dos passageiros de viagens rodoviárias preferem a 'praia' como destino / Pexels/Vladimir Srajber
Continua depois da publicidade
No Brasil, viajar de ônibus vai além do simples deslocamento: é uma forma de criar experiências e fortalecer conexões emocionais. Uma pesquisa recente da FlixBus, empresa de tecnologia em transporte rodoviário, com mais de 1600 participantes no Brasil, revelou que 41% das viagens rodoviárias no país são motivadas por visitas a amigos e familiares.
Dentre essas viagens, 72% estão relacionadas a celebrações especiais, como casamentos, aniversários e festas de fim de ano; 55% a reuniões familiares e sociais, como reencontros e pequenos eventos; 20% a atividades em grupo; e 4% a relacionamentos à distância.
Continua depois da publicidade
Os brasileiros têm um comportamento distinto dos europeus quando o assunto é viajar de ônibus. Enquanto na Europa apenas 26% das viagens têm como principal motivação a visita a familiares e amigos, no Brasil, essa é a razão dominante. “As viagens de ônibus no Brasil são uma extensão das celebrações e momentos emocionais positivos, refletindo a cultura de alegria e acolhimento do país”, afirma Edson Lopes, CEO da FlixBus.
Além das conexões interpessoais, o turismo de lazer ganha destaque entre os brasileiros. De acordo com outro levantamento realizado pela FlixBus com passageiros após suas viagens, 78% dos brasileiros escolhem destinos de praia para relaxar, superando índices registrados na Europa (62%) e na América do Norte (68%). Essa preferência reforça a relação dos brasileiros com lazer e bem-estar.
Continua depois da publicidade
Preços acessíveis, maior oferta de rotas e horários, e a conexão com destinos menos explorados consolidam o ônibus como um modal essencial para democratizar o turismo regional no Brasil. “Viajar de ônibus é mais do que ir de um ponto ao outro. Com seu papel central no turismo, o transporte rodoviário se torna um símbolo de inclusão e celebração, atendendo diferentes perfis e motivações de viagem”, conclui Lopes.