Cotidiano

Desfiles cívicos pela Região celebram a Independência

Unidades escolares e grupos militares se reunirão para celebrar a data em Santos, Guarujá e Bertioga

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/09/2015 às 00:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Para este Dia da Independência do Brasil, as cidades da Região prepararam os tradicionais desfiles cívicos em conjunto com as unidades escolares, grêmios estudantis, entidades sociais, grupo militar e membros das guardas municipais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em Santos, o desfile escolar abrirá as comemorações do dia, com participação de 23 unidades: alunos de 14 escolas municipais, três estaduais, uma delas do Guarujá; Faculdade de Educação Física de Santos, Programa Escola Total - Projeto Pra Ver a Banda Tocar, Lar das Moças Cegas, grêmios estudantis e Projeto Santos Jovem Doutor. Pelo segmento comunitário, serão 10 entidades desfilando a pé, além de mais cinco outras motorizadas, com encerramento pela Guarda Municipal: o grupo militar (Marinha, Exército, Aeronáutica), Polícia Federal, Polícia Militar e unidades especializadas.

O desfile será realizado na orla (pista sentido José Menino/Ponta da Praia), a partir das 9 horas de hoje. O palanque oficial será montado em frente à Escola Técnica Estadual Dona Escolástica Rosa. No mesmo ponto, haverá duas arquibancadas para público.

Em Guarujá, as comemorações da Semana da Pátria já começaram na semana passada e se encerram hoje com a solenidade de arreamento do Pavilhão Nacional pela Guarda Civil Municipal (GCM), que ocorre às 18 horas, na Praça das Bandeiras (Praia de Pitangueiras).

Continua depois da publicidade

Em Bertioga, a programação tem início às 8 horas, com o hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga, com a participação de 10 músicos do projeto Musicando, desenvolvido nas escolas municipais. Em seguida, às 8h30, acontece a premiação de 80 alunos do 5º ano que participaram do Concurso de Poemas. Os três primeiros colocados receberão tabletes. 

Cidades como Praia Grande e São Vicente adiantaram suas comemorações e desfiles cívicos para a última sexta-feira e não têm programação para hoje.

Desfile cívico-militar será realizado na orla da praia, a partir das 9 horas (Foto: Divulgação/PMS)

Continua depois da publicidade

Dia da Independência

A Independência do Brasil é celebrada todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal, no ano de 1822.

O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), e alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Continua depois da publicidade

Hoje tem show do Dunga na festa da Padroeira

Santos homenageará sua Padroeira, Nossa Senhora de Monte Serrat, com eventos religiosos e atrações culturais. Hoje, a programação festiva traz como destaque, a partir das 20 horas, em palco armado no topo do Monte Serrat, show do cantor Dunga, da comunidade Canção Nova.

Amanhã, a agenda religiosa tem início às 7 horas, com missa celebrada na Catedral Nossa Senhora do Rosário (Praça José Bonifácio s/n°, Centro Histórico), pelo padre Castilho. Às 8 horas, missa solene com o bispo emérito Dom Jacyr F. Braido. A missa campal começa às 9h30, em palco montado em frente à Catedral, presidida pelo bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa.

Continua depois da publicidade

Na sequência tem início a procissão, que conduz a imagem da Padroeira até o Paço Municipal, onde é realizada a Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat, e posteriormente, de volta ao Santuário, no topo do Monte Serrat.

A recepção à imagem no monte traz apresentações culturais. Às 19 horas tem dança espanhola e, em seguida, show do grupo de samba Algo Mais. Uma quermesse é realizada a partir das 20 horas.

Santuário também recebe missas na terça-feira. A primeira começa às 9 horas, celebrada pelo padre Valdeci. Às 16 horas ocorre missa campal presidida por Dom Tarcísio Scaramussa. Já às 19 horas, encerrando as festividades, é realizada Missa Solene com o padre José Myalil Paul, pároco do Santuário.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software