Cotidiano
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa, demais autoridades civis, militares, sociedade civil e organizada, acompanharam de perto a demonstração de cidadania
Continua depois da publicidade
Nem mesmo a chuva tirou o entusiasmo de aproximadamente 3 mil pessoas que estiveram presentes na orla, entre os canais 6 e 5, nesta segunda-feira (7), para prestigiar o Desfile Cívico-Militar pela Independência do Brasil. No palanque oficial em frente a ETC Escolástica Rosa, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, demais autoridades civis, militares, sociedade civil e organizada, acompanharam de perto a demonstração de cidadania de todos os participantes.
As escolas foram as primeiras a desfilar, após a saudação do chefe do Executivo, que destacou a importância de bons exemplos para as futuras gerações, citando o patriarca da Independência - o santista José Bonifácio de Andrada e Silva.
Participaram 23 unidades: 14 escolas municipais, três estaduais, Faculdade de Educação Física de Santos (Unimes), Programa Escola Total – Projeto Pra Ver a Banda Tocar, Lar das Moças Cegas (conveniada com Secretaria de Educação), grêmios estudantis e Projeto Santos Jovem Doutor.
Levando a bandeira do Estado de São Paulo em seu segundo desfile de Independência consecutivo, o aluno Douglas Montez, de 12 anos, da UME Irmão José Genésio, estava orgulhoso. “Gosto de desfilar e sinto muito orgulho desta data”.
Continua depois da publicidade
Da mesma escola, Ketlin Moura, de 11 anos, faz parte da banda que encheu a avenida de música. “Gosto muito quando passamos em frente ao palanque e adoro desfilar neste dia porque aqui estamos representando o nosso Brasil”.
Em seguida, ocorreu o desfile comunitário, com dez entidades e participação da Guarda Municipal. Os militares, pelas unidades da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, mais Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Federal e unidades especializadas, encerraram o desfile comemorativo.
Continua depois da publicidade
Entre o público que fez questão de conferir o evento e demonstrar o patriotismo, estava o pintor José Carlos Antunes, de 61 anos. “Essa data precisa ser mais valorizada pelos brasileiros, ainda mais nessa fase que vivemos. Fico muito emocionado em assistir ao desfile militar que mostra um pouco da grandeza do nosso país”.
Continua depois da publicidade