Continua depois da publicidade
Completando 48 anos de emancipação político-administrativa hoje, Praia Grande é um dos destinos mais procurados no litoral paulista. A Cidade está em constante desenvolvimento. Suas belezas naturais, opções de lazer e infraestrutura adequada multiplicam a cada ano o número de turistas e pessoas interessadas em fixar residência. Os 22 quilômetros de belas praias, orla urbanizada com coqueiros, quiosques e ciclovias, exemplificam com exatidão o cardápio de qualidade com ótimas opções que o Município disponibiliza para diversão.
Na alta temporada, a população flutuante de Praia Grande aumenta até quatro vezes, ultrapassando em determinados momentos, como Natal, Ano-Novo e Carnaval, a marca de mais de um milhão de pessoas. Atualmente, de acordo com dados oficiais, 272 mil pessoas residem no Município. Um levantamento realizado pela Administração Municipal indica que esse número já ultrapassou a casa dos 300 mil habitantes.
O Município vem atravessando um processo de desenvolvimento em todas as áreas ao longo dos últimos anos. Por conta desse momento positivo, Praia Grande se transformou em sinônimo de qualidade de vida, tranquilidade e infraestrutura completa, se tornando a escolha de moradia para muitas famílias que querem fugir de toda a agitação da capital e de outras cidades.
Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a estimativa populacional dos 5.565 municípios brasileiros comprovaram o que a Administração Municipal já observava e vinha se preparando para seus reflexos. Praia Grande lidera na Baixada Santista o quadro de estimativa populacional. A Cidade tem trabalhado para resolver as demandas apresentadas buscando oferecer melhor estrutura e equipamentos para população.
Continua depois da publicidade
E é para destacar este desenvolvimento – ocorrido nas duas últimas décadas - que a Reportagem do Diário do Litoral entrevistou o prefeito da Cidade, Alberto Mourão, para falar sobre os presentes que Praia Grande ganhar nesta celebração e o que a população pode esperar para os aniversários futuros.
Diário do Litoral - Qual será o momento principal da programação de aniversário da Cidade?
Alberto Mourão - Além das diversas inaugurações, entregas de equipamentos e lançamentos de obras que ocorrem desde novembro de 2014 em diversas áreas como Saúde, Educação e Segurança, a Administração Municipal planejou uma programação especial para comemorar os 48 anos de emancipação político-administrativa, celebrado hoje. O programa inclui shows, inaugurações e entrega de títulos de legitimação de posse de lotes a cerca de duas mil famílias. Pensamos em contemplar toda a população.
Continua depois da publicidade
Na programação temos shows de estilos musicais diferentes, para as diversas faixas etárias, o ato cívico e a homenagem resgatam a história do Município e nos permite mostrar a gratidão por aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da Cidade. A pista de esportes radicais, certamente, será um ponto de encontro para que os jovens pratiquem esportes e tenham uma ocupação saudável. Além disso, teremos uma grande entrega de títulos de legitimação de posse de imóveis que é muito importante para mais de 1.900 famílias que sonham em ter mais dignidade e qualidade de vida.
DL - O que os moradores irão ganhar de presente nas comemorações deste ano?
Mourão - Desenvolvimento. Praia Grande está em constante desenvolvimento, acompanhando o crescimento populacional e demanda por serviços públicos de qualidade. A cidade passou por uma grande transformação, que começou em 1993, com a revitalização da orla da praia. Foi aí que uma nova imagem começou a ser moldada. A Cidade que sofria com o turismo desordenado, começou a se estruturar e se transformar na bela Praia Grande de hoje. Se a gente reclama hoje que tem alguns problemas e voltarmos ao passado, veremos o quanto em 93 era terrível. Sem nenhuma condição, um córrego a cada 50 metros da praia, quase todas as ruas sem pavimentação.
Acho que a grande transformação naquele momento foi a sociedade ter se unido em volta de um projeto. Na época tive que ter pulso firme, fui alvo de críticas, e tomei uma decisão acertadíssima, que se voltasse atrás hoje faria igual. Os recursos eram limitados. O valor para investimento que tinha dava apenas para investir na reurbanização da orla ou em parte do que chamavam de terceira zona. Minhas ações de governo sempre seguiram princípios rigorosos, respeitando o dinheiro público e por isso fazendo priorização, potencialização e racionalização de gastos.
Continua depois da publicidade
DL - A cidade evoluiu em quais áreas este ano que passou e o que está projetado para o próximo?
Mourão - No final de 2013 lançamos o Avança PG, um plano de metas estipulado para o triênio 2014-2016, divididos em dez eixos de atuação. O primeiro ano de gestão foi difícil, tivemos que ajustar o orçamento público, voltar a ter capacidade de investimento (que tínhamos perdido), conter as despesas correntes para ter capacidade de realizar, não só ampliar o serviço, como ampliar os investimentos na área de infraestrutura e novos equipamentos. O primeiro ano foi de ajuste (de planejamento, elaboração do novo Plano Plurianual e busca de recursos externo através de parcerias).
No segundo ano, no meio do ano passado, começaram as licitações de obras. Agora, finalizados procedimentos licitatórios, estamos começando as obras. Estamos cumprindo as metas que estabelecemos. Agora é só realizar. Minha prioridade é Educação. Ela é a solução de muitos dos problemas deste País. Educação viabiliza emprego, qualidade de vida, cidadania porque a pessoa passa a compreender a coisa pública com outro ângulo, não só dos direitos, mas de deveres também, porque muito dos direitos que ele quer buscar só alcança respeitando o direito dos outros. A Educação é maravilhosa. A Saúde se resolve pela educação. Muitas de nossas doenças são em decorrência do nosso comportamento, do modo de vida não adequado, mesmo em uma condição mais pobre pode-se ter uma vida mais sadia se tiver o básico de comportamento.
Continua depois da publicidade
DL - Hoje também deve ser um dia de festa para o prefeito da Cidade, qual presente a cidade poderia lhe dar ou lhe deu nestes anos?
Mourão - A valorização. Que a sociedade dê valor àquilo que lhe pertence. Foram anos de luta e trabalho, não só do prefeito, mas de todos os praia-grandenses que viram sua autoestima resgatada, ao longo destas duas décadas. Conseguimos quase que eliminar aquela imagem negativa que tinham da gente. Isso é difícil.
É preciso que os munícipes tenham o sentimento de pertencimento, que cada pedaço da cidade é dele, que cuide, zele e conscientize o próximo. Às vezes sinto falta daquela época, na década de 90, em que as pessoas eram mais unidas em prol de uma sociedade melhor, elas se juntavam não apenas para protestar, mas sim para fazer, realizar, melhorar o local, sempre pensando no coletivo.
Continua depois da publicidade
DL - O que o senhor espera para o próximo aniversário? O que terá mudado positivamente na Cidade?
Mourão - Somos uma das cidades que mais cresce em população, atraída pelo desenvolvimento econômico e transformação da Cidade. A população aumentou de 123.492 habitantes, em 1991, para 293.695 em 2014 (de acordo com o IBGE), um aumento de mais de 137%de novos moradores em Praia Grande, ou seja, mais que o dobrou. Sem contar a população flutuante que chega a mais de um milhão de visitantes na temporada.
Com este aumento no número de habitantes, a infraestrutura e serviços públicos precisaram ser ampliados. Infelizmente nem todos os governos se preocuparam com isso e nós estamos correndo atrás pra ter atendida a demanda proveniente desse crescimento.Estamos trabalhando para ter infraestrutura adequada para recepcionar essas pessoas tanto na área da educação, saúde, entre outros, buscando infraestrutura viária adequada, que possa o trânsito fluir em sua normalidade. Por isso minha preocupação em interferir o máximo possível neste sistema viário, para que a gente prepare a cidade para este crescimento normal. Esperamos que ela pare de crescer em determinado momento. Acredito que a gente chegue a 10 a 12 anos de crescimento vertiginoso. É preciso botar freio nisso. Cidade boa não é cidade grande, é aquela que é boa mesmo, equilibrada em todos os sentidos, não se deve vangloriar-se nem de ter uma grande população e nem da ausência de população, que não sustenta alguns serviços privados.
Continua depois da publicidade
Por isso, o Plano Diretor é fundamental, com a participação da sociedade. Praia Grande vai crescer de forma ordeira. Estamos trabalhando para isso. Tudo que está planejado, pelo menos pela minha parte nesses próximos dois anos, será realizado. Vou deixar muitas coisas planejadas para os próximos anos. Se todo mundo seguir o rito normal, dessas coisas que vão acontecer, pensando sempre nesse crescimento populacional e onde está se adensando, porque ele não se adensa de forma equânime na cidade, não é de forma igualitária. Estamos acompanhando a tendência populacional do espaço geográfico, fazendo projeção de médio e longo prazo para chegar antes do problema, respondo pelos quatro anos do meu governo e pelo planejamento futuro, não respondo pelo que os outros fazem neste planejamento, a execução deles. Temos que ter a preocupação de estar olhando o espaço e tempo no planejamento urbano da cidade.
Os próximos anos serão de boas realizações, até porque como o projeto Andaraguá (implantação de condomínio industrial com aeroporto de cargas) foi aprovado na questão ambiental e está na segunda fase da licença ambiental, será um indutor de desenvolvimento econômico de ordem continuada. Como a Cidade tem uma vocação para sediar atividades de logística, temos muita procura de áreas, acredito que vamos crescer bastante nos próximos anos.
Praia Grande celebra 48 anos
Continua depois da publicidade
Hoje – 19 de janeiro –, a cidade de Praia Grande celebra 48 anos de emancipação político-administrativa. E dentre as comemorações para celebrar o aniversário da Cidade, que começaram na última sexta-feira, dia 16, com show da banda NX Zero, está uma homenagem às personalidades que fazem parte do desenvolvimento do Município.
As histórias das vidas deles, de alguma forma, em algum momento, se confundem com a de Praia Grande. Eles tiveram participação no desenvolvimento do Município e contribuíram para o crescimento da Cidade. Por isso, emancipadores, ex-vereadores, ex-prefeitos, ex-vices prefeitos e personalidades diversas serão homenageados pela Administração Municipal hoje. O evento ocorre às 9 horas, na Praça dos Emancipadores, Avenida Presidente Costa e Silva, Bairro Boqueirão (próximo ao Palácio das Artes).
As Medalhas de Honra ao Mérito, título que não é concedido pela Administração Municipal desde 1974, serão entregues a 22 pessoas, entre eles o surfista Leonardo Menyon, que abandonou disputa de campeonato para salvar um banhista que se afogava; e Claudio Diaz Sterque, filho da poetisa, professora e pesquisadora Graziela Diaz Sterque, e criador da página Historiador PG, que divulga à milhares de pessoas a história, curiosidades e imagens da Cidade.
Além das medalhas, serão realizadas homenagens a ex-prefeitos, ex-vereadores, ex-vice-prefeitos e emancipadores, entre eles o primeiro chefe do Executivo de Praia Grande, Dorival Loria Junior, o Dozinho, chefe do executivo praia-grandense por três vezes (1969-1972, 1977-1982, 1989-1992), a emancipadora Circe Toschi e a ex-vereadora e presidente da ONG Estrela da Mama de apoio às mulheres com câncer de mama, Alina Trindade Soares.
Também nesta segunda-feira de comemorações, haverá ato cívico e entrega de revitalização da Praça dos Emancipadores, a partir das 9 horas, no bairro Boqueirão. Já às 11 horas, também na Praça dos Emancipadores, haverá a cerimônia de inauguração da pista de skate do local.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade