Santos-Guarujá

Desentendimento entre governos pode gerar atraso na obra do túnel Santos-Guarujá

O motivo seria um possível 'desentendimento' entre o Governo Estadual, liderado por Tarcísio de Freitas, e pelo Governo Federal, com o Presidente Lula

Da Reportagem

Publicado em 24/01/2024 às 14:32

Atualizado em 25/01/2024 às 10:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A estimativa é de que o túnel ligando Santos a Guarujá pode vir a atende 40 mil pessoas diariamente / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

O túnel submerso que fará a ligação entre as cidades de Santos e Guarujá pode vir a passar por atrasos. O motivo seria um possível ‘desentendimento’ entre o Governo Estadual, liderado por Tarcísio de Freitas, e pelo Governo Federal, com o Presidente Lula, a respeito da ‘paternidade’ do empreendimento. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Até o momento, o Governo Federal possui intenção de contar com menor participação da iniciativa privada, enquanto o Estado deseja financiar o túnel por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Túnel em Santos começa a ganhar nova iluminação em LED

• Governo federal dispensa verba estadual e define cronograma da obra do túnel Santos-Guarujá

• Túnel das catraias volta a ser interditado nesta terça-feira

Do lado do Governo do Estado, o debate é de que o Governo Federal gostaria de controlar a obra com o objetivo de levar Geraldo Alckmin de volta ao cargo mais alto do Executivo de São Paulo em 2026. Em contrapartida, autoridades do Planalto afirmam que o Estado vem atrasando uma atualização da licença ambiental para que o Governo Federal não finalize o túnel sozinho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Em São Paulo, o governo diz que tem disponibilidade financeira e de captação para realizar a obra enquanto alega que a União não requisitou uma nova licença para iniciar o projeto.

A estimativa é de que o túnel ligando Santos a Guarujá pode vir a atende 40 mil pessoas diariamente. Com três faixas por sentido e menos de 2 quilômetros de extensão, o túnel geraria uma economia considerável para os condutores, uma vez que as alternativas atuais são a balsa, que pode ter um tempo de espera de 20 minutos e mais de uma hora em dias de tráfego intenso, e um trecho de estradas com mais de 43 quilômetros de extensão.

A novela do túnel entre Santos e Guarujá ganhou novos capítulos ainda em janeiro, após Rui Costa, atual ministro-chefe da Casa Civil, relatou ao Estado que a União assumiria a obra em sua totalidade.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software