Continua depois da publicidade
A decisão da Prefeitura de desativar 75% dos chuveirinhos da orla, no início de março, gerou uma economia de cerca de 60% no consumo de água nesses equipamentos. Em abril, foram gastos 3,8 milhões de litros. No mesmo período no ano passado, a quantidade consumida foi de 5,8 milhões.
A economia de cerca de dois milhões de litros de água por mês é o suficiente para abastecer cerca de duas mil pessoas. Esta foi uma das estratégias adotadas pela Administração, que nos últimos dois anos investiu em várias ações para diminuir o consumo, explica a subprefeita da Região da Orla e Zona Intermediária, Fabiana Ramos Garcia Pires.
Anteriormente, a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) já havia reduzido o tempo de fluxo de água e instalado dispositivos que desligam os chuveiros durante a noite. Além da construção de 47 lava-pés em toda a orla. “Das 188 duchas existentes na praia, 141 já foram desativadas”.
A subprefeita ressalta que os chuveirinhos e os lava-pés destinam-se apenas para a limpeza do excesso de sal e areia. “Muitos estavam utilizando de maneira abusiva”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade