Continua depois da publicidade
A Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A realizou, ontem, audiência pública do túnel submerso Santos-Guarujá às empresas interessadas em participar das obras de implantação.
A audiência é a primeira etapa do processo licitatório das obras, seguida da publicação do edital de pré-qualificação, no próximo dia 27. As obras devem começar em janeiro de 2015. Esta nova licitação segue os parâmetros da lei de licitações (Lei nº 8.666/1993).
Cerca de 60 pessoas, especialmente representantes de empresas interessadas, acompanharam a apresentação do empreendimento feita por técnicos da Dersa e da consultoria holandesa Royal Haskoning. Após as explanações técnicas foram respondidas perguntas e esclarecidas as dúvidas dos presentes.
Licitação internacional
Continua depois da publicidade
As obras de implantação do submerso constituem a maior contratação da história da Dersa e também é o maior contrato de obra pública viária na Baixada Santista. As obras estão orçadas em R$ 1,9 bilhão. Todo o empreendimento consumirá investimentos de R$ 2,8 bilhões. Neste valor estão inclusos, além da obra, os gastos com elaboração de projeto, licenciamento ambiental, compensações e desapropriações.
Projetado com tecnologia inédita no País, o submerso permitirá a articulação do transporte entre Santos e Guarujá, reduzirá o tempo de circulação de veículos, eliminará gargalos no trânsito das duas cidades e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Inovação e sustentabilidade são as grandes características do projeto.
O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos.
Continua depois da publicidade