Cotidiano

Dersa faz teste com drone em operação nas travessias de balsas

É o primeiro teste para serviço de ferry boat feito no País. Além de representantes da Dersa, membros da Guarda Portuária, da Codesp, também assistiram à demonstração

Publicado em 21/10/2015 às 10:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) testou a utilização de um drone de última geração para aprimorar o monitoramento da operação nas travessias de balsas. O teste foi realizado no Centro de Controle Operacional (CCO) das Travessias, no Guarujá, na última sexta-feira (16). Além de representantes da Dersa, membros da Guarda Portuária, da Codesp, também assistiram à demonstração.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O drone utilizado era equipado com câmera e dispositivos para fazer gravações de imagens com tecnologia 4k, utilizada em televisão e cinema digital e cuja resolução é até 16 vezes maior que a Full HD. A autonomia de voo é de 22 minutos, podendo alcançar dois quilômetros de raio e quase dois quilômetros de altitude com velocidade de até 60 km/h.

Drone com imagem de cinema digital é avaliado em travessia de balsas (Foto: Divulgação/Dersa)

A apresentação do drone foi feita por uma empresa de comunicação de Bertioga, que decolou o equipamento a partir do estaleiro da Dersa, no Guarujá, e sobrevoou os atracadouros da companhia em Santos e Guarujá, bem como os bolsões de fila nas duas cidades, transmitindo as imagens em tempo real para um controlador, localizado no ponto de decolagem.

Continua depois da publicidade

No teste, foram feitas tomadas de imagem para avaliar a viabilidade de utilizar este tipo de equipamento para acompanhar as operações de navegação, embarque e desembarque, bem como o monitoramento das filas e das instalações físicas da Companhia. Embora preliminares, os resultados mostraram que o emprego de aeronaves não-tripuladas é promissor e deve crescer bastante em atividades portuárias e de navegação.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software