Cotidiano

DER interdita alça de acesso por quatro meses

Segundo o órgão responsável, o local deve ser fechado a partir da próxima segunda-feira, dia 21

Publicado em 17/07/2014 às 10:46

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Os motoristas que enfrentam o trânsito complicado em torno do Viaduto Rubens Paiva, no Jardim Casqueiro, em Cubatão, terão mais um entrave. A partir da próxima segunda-feira, dia 21, a alça de acesso ao viaduto existente na marginal sul da Rodovia Anchieta será interditada por até quatro meses.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a medida é necessária para a continuidade das obras de duplicação do viaduto. O motorista deverá seguir pelas ruas do bairro Jardim Casqueiro, em uma rota alternativa.

Os motoristas que vêm da interligação para acessar o viaduto terão que fazer o seguinte trajeto: Rua Júlio Cunha (ao lado do antigo depósito do Peralta), Avenida Gigino Aldo Trombino, Avenida Joaquim Jorge Peralta e acesso ao viaduto.

Obra deve desafogar o trânsito no local, principalmente em horários de pico (Foto: Divulgação/PMC)

Vale ressaltar que, segundo a Prefeitura de Cubatão, a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) estará destacando agentes ao local, principalmente nos horários de pico. 

A obra de duplicação do viaduto Rubens Paiva tem investimentos de R$ 43,5 milhões do Governo do Estado e teve início em julho de 2013. Mais da metade da obra já foi concluída, e no momento encontra-se em fase de içamento das vigas de sustentação do viaduto. Quando estiver concluída, a obra será muito importante para desafogar parte da malha rodoviária em direção ao cais santista e aumentará as opções de interligação entre o Jardim Casqueiro e a área central do município de Cubatão.

A polêmica

O projeto, aprovado pela população em abril do ano passado, suprimiu totalmente a necessidade da rampa de acesso (o “rabo do dinossauro”, como ficou conhecida) de 210 metros de extensão, proposta inicialmente pelo DER que entraria pela Avenida Joaquim Jorge Peralta e criaria inúmeros problemas urbanísticos no Jardim Casqueiro, mesmo na forma reduzida para 160 metros e inclinação a 8%, como constou em um segundo projeto. Em seu lugar, será criada uma faixa viária adicional de uns 130 metros entre a Via Marginal e a Rua José Maria Ruivo, convergindo pela Rua Júlio Cunha. O projeto atual também contempla a circulação cicloviária, reivindicada pela comunidade.

No detalhamento técnico do terceiro projeto foi explicado que o novo traçado considera a liberação de uma faixa de terras de 1.800 metros quadrados (da União) ao lado da Rua Júlio Cunha. Toda a obra receberá iluminação adequada e deve acomodar a demanda de tráfego pelos próximos dez anos.

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