Cotidiano

DER admite erro no cronograma de obras da Ponte Pênsil

O prazo final para a entrega da obra é a segunda quinzena de outubro

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/08/2015 às 01:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Armando Costa Ferreira, admitiu que houve um erro de origem no cronograma das obras da Ponte Pênsil. A revelação foi feita durante reunião com comitiva da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), na sede do DER, na Capital, na manhã de ontem. O encontro foi pedido pelos vereadores que cobram o cumprimento do prazo de entrega da ponte, após seis adiamentos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Acompanhado do diretor da 5ª Divisão Regional, Orlando Arantes e do diretor de operações, Raphael do Amaral, o superintendente explicou que o prazo inicial (12 meses) foi um equívoco, baseando-se nas outras interdições da ponte, realizadas em 1990 e 2000. “Na ocasião, os prazos foram 22 e 18 meses, respectivamente. Se desde o início, o prazo fosse 24 meses, não haveria este mal-estar”, disse Ferreira.

Os responsáveis pelo DER também explicaram que outros problemas foram identificados durante a execução da obra e que, por isso, o prazo se estendeu. Também justificaram os atrasos pelo pioneirismo da obra, única no País, e a raridade da ponte, que completou 100 anos em 2014.

O prazo final para a entrega da obra, segundo o DER, é a segunda quinzena de outubro. Ferreira garante que não haverá mais adiamentos. 

Continua depois da publicidade

“São obras de extrema importância para a mobilidade regional e, principalmente, para a segurança no trânsito. A temporada já está perto e se ocorrerem mais atrasos, a situação ficará bem complicada. Hoje, o DER informou os novos prazos. Esperamos que os cronogramas, desta vez, sejam cumpridos pelo Governo estadual”, afirmou o presidente da UVEBS, Rogelio Salceda.  

Participaram da reunião, o presidente da UVEBS, Rogelio Salceda (Itanhaém), o vice-presidente, Douglas Gonçalves (Santos), Toninho Salgado (Guarujá), Alfredo Moura (São Vicente), Alfredo Martins (São Vicente), Diogo Batista (São Vicente), Roberto Andrade (Praia Grande), Márcia Regina Braz Lia (Bertioga), Antônio Eduardo dos Santos (Mongaguá) e o secretário executivo da UVEBS, Pedro Garofalo.

Comitiva da UVEBS cobra prazo da Ponte Pênsil (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

A obra

A obra da Ponte Pênsil foi contratada no valor de R$ 33,2 milhões junto à empresa Concrejato, com data de início em 17 de junho de 2013 e prazo de 12 meses. O primeiro prazo de entrega era maio de 2014, data do centenário da ponte.

Além de cartão postal de São Vicente, a Ponte Pênsil é uma ligação importante entre a cidade e Praia Grande, pois por ela trafegam automóveis, ciclistas, motociclistas e pedestres.

Continua depois da publicidade

Prazos 

De acordo com a assessoria da UVEBS, foram passadas pelo DER as seguintes informações sobre prazos de obras em andamento: a entrega da Ponte Pênsil está prevista para a segunda quinzena de outubro. Até o final de outubro, o Estado também deve concluir as obras do primeiro trecho da pista sul da Rodovia dos Imigrantes. O viaduto Rubens Paiva, sobre a Via Anchieta, no Jardim Casqueiro, deve ser entregue no final de próximo mês de novembro.

O término das obras de construção do conjunto de viadutos sob a Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente, com a finalidade de eliminar os semáforos, só deve ocorrer em novembro de 2016.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software