Cotidiano

Deputados franceses aprovam moção pelo reconhecimento do Estado Palestino

Dos 490 deputados presentes, 339 votaram a favor do reconhecimento e 151, contra. A decisão segue uma tendência já existente em outros países

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/12/2014 às 19:15

Compartilhe:

Deputados franceses aprovaram hoje (2) uma moção para que o governo da França reconheça o Estado Palestino. Dos 490 deputados presentes, 339 votaram a favor do reconhecimento e 151, contra. A decisão segue uma tendência já existente em outros países da União Europeia (UE), onde moções semelhantes foram adotadas pelos parlamentos do Reino Unido, da Irlanda e Espanha, em novembro. Em outubro, a Suécia foi o primeiro país da UE a reconhecer o Estado Palestino. 

A moção, proposta pelo Partido Socialista, não tem efeito vinculativo (o governo não é obrigado a adotá-la), mas é uma tentativa dos parlamentares de pressionar pela retomada do processo de paz no Oriente Médio. O deputado do partido de centro-direita União pelo Movimento Popular (UMP), Jacques Myard, um dos poucos conservadores que votou a favor da moção, disse que “há uma necessidade urgente de retomar o processo de paz”. “Se queremos paz, temos que construí-la, e isso só vai acontecer com a formação de dois estados”, enfatizou.

Já o deputado de centro-direita Pierre Lellouche, que votou contra, acha que a moção não vai ajudar a trazer as duas partes envolvidas de volta à mesa de negociação. “Eu estou convencido do contrário. Essa decisão vai radicalizar a posição daqueles em Israel que não querem nem ouvir falar sobre o Estado Palestino, assim como vai radicalizar a posição daqueles na Palestina que continuam a negar a Israel o direito de existir”, disse.

No último dia 28 de novembro, o chanceler francês, Laurent Fabius, disse no parlamento que a França está trabalhando, na Organização das Nações Unidas (ONU), para conseguir a aprovação de uma resolução que estabeleça um cronograma de dois anos para que uma solução negociada aconteça. Se não houver avanço no processo de paz nesse período, disse ele, a França fará o reconhecimento do Estado Palestino.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter