Cotidiano

Defesa Civil registra 389 atendimentos no primeiro semestre em Bertioga

Desse total, o que mais se destacou foi à vistoria em árvores, com 167 solicitações, correspondendo a, aproximadamente 45% dos chamados

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/08/2013 às 19:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Em dois anos de funcionamento, a Defesa Civil de Bertioga tem registrado aumento no número de atendimento. Só esse ano até o mês de agosto já foram 389 chamados. Comparado aos anos anteriores esses números caem bastante. Isso porque no ano passado foram 160 atendimentos e em 2011, ano da implantação do órgão, foram 153 chamados.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O diretor da Defesa Civil, Plínio Aguiar, justifica esse aumento devido à divulgação dos serviços. “Antigamente, quando implantamos a Defesa Civil em Bertioga, as pessoas confundiam muito sobre como era o serviço, o que realmente nós fazíamos. Hoje, após a divulgação dos trabalhos e, principalmente do objetivo, a população sabe quando deve nos chamar”, disse.

Vistoria em árvores, alagamentos, acidente com produtos perigosos, monitoramento nas áreas de risco, controle dos índices pluviométricos e vistoria em imóveis (trinca, fissura ou rachadura nas paredes), são alguns dos serviços realizados pela Defesa Civil.

Aguiar lembra que dos 389 chamados recebidos este ano, o que mais se destacou foi à vistoria em árvores, com 167 solicitações, correspondendo a, aproximadamente 45% dos chamados. Em seguida, vem à queda de árvores obstruindo vias públicas com 84 atendimentos.

Continua depois da publicidade

O levantamento ainda traz 44 solicitações para atendimentos em áreas com alagamento; 41 vistorias em imóveis; 18 chamados para atender situações envolvendo vendavais; 15 apoio a outros setores; 04 apoio ao munícipe e um chamado para situações de incêndio, queda de raio, vistoria em captação de água e produtos perigosos. A Defesa Civil também registrou outros 20 atendimentos. 

A Defesa Civil de Bertioga tem registrado aumento no número de atendimento (Foto: Divulgação/PMB)

Chuvas

Os índices pluviométricos das chuvas também são monitorados pela Defesa Civil. Plínio comenta sobre o pluviômetro que faz o monitoramento em tempo real. “Os meses que mais se destacaram foram janeiro, que apresentou 364 milímetros de chuva, e em fevereiro 234. Todo mês de dezembro a Defesa Civil deflagra a Operação, por ser um mês que mais necessita de atenção em virtude do aumento de índices pluviométricos,” salientou. 

Continua depois da publicidade

Além disso, o órgão também trabalha com outras instituições como Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Marinha, Força Aérea, Cetesb e Transpetro. Entre os atendimentos realizados, o diretor também menciona um chamado recebido em 2011, na Rodovia Mogi-Bertioga, onde um caminhão carregado com, aproximadamente 15 mil litros de combustível, chocou-se no Km 84, ocasionando o vazamento de um produto perigoso no Rio Sertãozinho. “O produto apresentava risco de contaminação do sistema de captação de água”, comentou.

Número

A Defesa Civil de Bertioga pode ser acionada pelos munícipes no número 199. O diretor do órgão comenta que toda ligação recebida gera um chamado que é autuado em um livro gerando um protocolo. “Na grande maioria das vezes esses chamados necessitam de vistoria técnica”, disse.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software