Continua depois da publicidade
O vendaval que destruiu a cidade de Taquarituba, interior de São Paulo, na tarde deste domingo (22), está sendo classificado como um tornado pelo setor de meteorologia da Defesa Civil do Estado. Duas pessoas morreram e outras 64 ficaram feridas, segundo a Polícia Militar, além do desabamento do Terminal Rodoviário da cidade, de postos de combustível, indústrias e casas.
Segundo a meteorologista Marina Vieira, da Defesa Civil, um tornado é caracterizado por um funil que vai desde a base da nuvem de onde parte até o solo, com a duração de ao menos alguns minutos. Os relatos de moradores fazem justamente essa descrição e, dada a dificuldade de registrar imagens, costumam ser as principais provas desse tipo de formação.
A meteorologista ressalva que não foi encontrado nenhum aparelho meteorológico na região, não sendo possível precisar dados como o diâmetro, a altura e a velocidade do tornado. O que se sabe, segundo a Defesa Civil, é que ele ficou limitado ao município de Taquarituba, de 22 mil habitantes. A cidade fica a 334 quilômetros da capital paulista.
Continua depois da publicidade