Cotidiano
O aquecimento, aliado à umidade do ar vinda do oceano, deve provocar pancadas de chuva isoladas em diversas áreas paulistas
As precipitações estão previstas entre os dias 24 e 27 de dezembro / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a ocorrência de chuvas intensas durante o período natalino, especialmente nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana, Campinas, Sorocaba e Bauru.
As precipitações estão previstas entre os dias 24 e 27 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Na terça-feira (24) e quarta-feira (25), o clima será de Sol com presença de nuvens, favorecendo temperaturas elevadas e sensação de calor em todo o Estado.
O aquecimento, aliado à umidade do ar vinda do oceano, deve provocar pancadas de chuva isoladas em diversas áreas paulistas.
Continua depois da publicidade
Embora as previsões indiquem baixos acumulados, há possibilidade de temporais, principalmente nas regiões próximas à divisa com Minas Gerais e na faixa leste do Estado.
Já na quinta-feira (26), o avanço de uma frente fria, em combinação com um corredor de umidade da Amazônia, pode trazer chuvas fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Com o solo já saturado, os acumulados significativos previstos aumentam o risco de transtornos, especialmente em áreas vulneráveis. A Defesa Civil recomenda atenção especial para evitar danos maiores.
Continua depois da publicidade
Para garantir apoio à população, o Gabinete de Crise permanecerá em alerta durante toda a semana natalina, pronto para responder a emergências causadas pelas condições climáticas.
Os temporais, embora de curta duração, apresentam grande intensidade de chuva, frequentemente acompanhada por rajadas de vento e descargas elétricas.
Essa característica aumenta o risco de transtornos, principalmente em áreas urbanas, onde podem ocorrer alagamentos e enxurradas.
Continua depois da publicidade
No litoral, é essencial que banhistas deixem as praias ao menor sinal de mau tempo, pois os raios podem atingir antes mesmo da chuva começar.
Durante esses eventos, a Defesa Civil recomenda que a população busque locais seguros e evite circular em áreas suscetíveis a alagamentos.
Abrigue-se em edificações seguras e evite transitar durante a tempestade, pois apenas 30 cm de água podem ser suficientes para arrastar um veículo.
Continua depois da publicidade
Moradores de áreas de risco devem estar atentos às encostas, já que volumes elevados de chuva podem desencadear deslizamentos de terra.
Indícios como rachaduras em paredes, postes ou árvores inclinadas e água barrenta escorrendo são sinais de perigo iminente. Nesses casos, é fundamental evacuar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil.
Para maior segurança, a população pode receber alertas preventivos enviados pelo CGE via SMS. Basta enviar uma mensagem com o CEP da região para o número 40199 e estar sempre informado sobre as condições climáticas.