Cotidiano

Da praia ao interior: São Paulo tem sete projetos de 'trens intercidades'

Setor está aquecido e promete bastante investimento e novos projetos

Igor de Paiva

Publicado em 24/03/2025 às 18:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Projeto só deve sair do papel a partir de 2030 / Divulgação

Continua depois da publicidade

O território paulista pode ter novidades em breve em relação à mobilidade. O Governo do Estado de São Paulo trabalha para tentar colocar em vigor quatro projetos de Trem Intercidades.

O TIC Eixo Norte, que conecta São Paulo a Campinas, já tem um acordo assinado e uma concessionária escolhida. É esperado que ele comece a operar em meados de 2031.

O TIC Eixo Oeste, que ligará por terra a Capital a Sorocaba. O leilão deve acontecer ainda em 2025.

Por fim, estão o TIC Eixo Leste (até São José dos Campos) e o mais desafiador TIC Eixo Sul (para Santos). O último citado é considerado o mais difícil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Outras áreas

Além dessa conexão que pode ligar todo o estado região, Tarcísio de Freitas e a sua equipe já estudam trens regionais em outras áreas. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Concorrido: conheça o passeio de trem que leva até enigmática vila em SP

• Conexão Rio-Minas: trem turístico atenderá 900 pessoas a partir de julho

• Trem de 15 bilhões vai ligar SP à praia em 1h30 e gerar 13 mil empregos

Não é exagero afirmar que a mobilidade paulista está "aquecida". Conheça também o trem de R$ 15 bilhões, que ligará São Paulo ao litoral em 1h30 e gerará 13 mil empregoss.

Em suma, são vários projetos que fazem parte do modelo. São eles: Campinas-Araraquara, São José dos Campos-Taubaté, Santos-Cajati, Marília-Sorocaba, Botucatu-Bauru, Sorocaba-Campinas via Itu, Campinas-Ribeirão.

Tempo de espera

Apesar de toda a empolgação e dos benefícios desse tipo de transporte, como a expansão das rotas de turismo e comércio, as notícias não são animadoras.

Continua depois da publicidade

As etapas de estudo e leilão ainda estão em fase embrionária. Em outras palavras, os trens só devem começar a operar na próxima década.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software