Benefícios do INSS poderão ser pedidos no cartório / Marcello Casal Jr/Agência Brasil
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O Ministério do Trabalho e Previdência emitiu um alerta para conscientizar a população sobre golpes realizados por estelionatários, que têm telefonado para aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) solicitando transferência de dinheiro. Há pelo menos três estratégias utilizadas como isca pelos criminosos: falsos atrasados, falsa revisão e falsa auditoria.
Para evitar cair nessas ou em outras tentativas de golpes, o INSS recomenda não informar dados pessoais por telefone, não enviar códigos solicitados por meio de aplicativos de mensagens e não depositar ou transferir qualquer valor. Em caso de dúvidas, o aposentado deve entrar em contato com a Central 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
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Em comunicado, a Previdência ainda reforça que não pede dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços.
As táticas dos golpistas
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Os criminosos ligam para o beneficiário, se apresentam como membros do CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), dizendo que ele teria direito a receber valores atrasados de um benefício pago pelo INSS. Porém, para receber tal quantia, é que solicitado dados pessoais e depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.
Há também o golpe da "falsa revisão", onde os criminosos ligam e afirmam que o aposentado teria direito a receber valores de uma falsa revisão de benefícios concedidos em governos anteriores. Segundo o instituto, esse tipo de ligação se trata de um golpe, pois os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito a uma revisão. O pedido de revisão pode ser feito pelo site ou via aplicativo Meu INSS. Para erros de cálculo, a solicitação deve ser feita em até dez anos do início do pagamento do benefício.
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Segundo o INSS, há também situações em que os estelionatários enviam documentos a segurados se passando por uma falsa “Auditoria Geral Previdenciária”, convocando-os a uma “Chamada para Resgate”. No documento, consta que os segurados teriam direito a resgaste de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar, no entanto, a Previdência Social não entra em contato com seus segurados por esse tipo de correspondência.
O governo recomenda que a população não utilize intermediários para entrar em contato com a Instituto e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
A Previdência também alerta a população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Todos os serviços do INSS são gratuitos.
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Caso o beneficiado seja vítima de situações similares, a orientação dada pelo INSS é que não efetue nenhum depósito em conta bancária ou forneça dados pessoais para terceiros que se passam por representantes do órgão. A vítima deve registrar ocorrência na Polícia Civil e fazer o registro na ouvidoria.
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