Continua depois da publicidade
Com o importante apoio do Comitê Internacional de Queimaduras Químicas, sediado em Paris (França), Cubatão poderá ter em breve um Centro de Queimados, instalado no Hospital Municipal, e que será referência mundial no setor devido ao ineditismo de várias pesquisas realizadas na cidade.
O secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Yoshimura, que retornou esta semana de Barcelona (Espanha) com a notícia, comandará uma frente de pesquisas no Brasil, tendo sido convidado para fazer palestras na França e na China. Ele é também um dos autores de um livro sobre o tema, que será publicado pelo mesmo Comitê Internacional. O secretário explicou ter participado da reunião do Comitê de Queimaduras Químicas realizada de 10 a 17 de fevereiro na cidade espanhola (foto). É um encontro de especialistas de todo o mundo promovido a cada 18 meses, e neste um dos temas foi a publicação de um livro reunindo experiências inéditas no tratamento de queimaduras provocadas por produtos químicos, sendo Carlos Yoshimura um dos autores escolhidos.
Na oportunidade, ele relatou um caso de sucesso completo na recuperação de um paciente com graves queimaduras, por meio de um tratamento inédito, cujos pormenores não podem ser revelados antes da apresentação oficial à comunidade científica internacional.
Em decorrência disso, recebeu apoio integral desse Comitê para a instalação do Centro de Queimados de Cubatão, que já conta com recursos para a instalação e tem até um local previsto: meio andar no Hospital Municipal de Cubatão. O Comitê apoiará o projeto com resultados de pesquisas, ensino, conhecimentos de como fazer (know-how) e materiais diversos.
Continua depois da publicidade
Carlos Yoshimura foi também convidado para realizar palestras na Universidade de Paris (Sorbonne), em junho próximo, e na capital chinesa, Beijing, além de comandar uma frente de pesquisas no Brasil, considerada inédita no mundo.
Continua depois da publicidade