Cotidiano

Cubatão retorna para nível de observação após chuvas

Segundo a Defesa Civil, não houve nenhum comunicado de ocorrência grave devido às chuvas do início da tarde de hoje

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/12/2014 às 19:02

Compartilhe:

Cubatão retornou ao nível de observação a partir das 13h de hoje (29). Conforme previsto no Plano Preventivo de Defesa Civil - PPDC, a mudança ocorreu em razão da diminuição do índice pluviometro registrado no posto de controle da Cota 400. Até a manhã de hoje, não houve precipitação nas últimas 24hs e apenas 0,4 mm no acumulado de 84h.

No dia 23, o nível havia subido para a condição de alerta, devido as chuvas do início da semana, que chegaram a 176,6 mm no acumulado de 24hs.

Segundo a Defesa Civil de Cubatão, não houve nenhum comunicado de ocorrência grave devido às chuvas do início da tarde de hoje, que foram classificadas como fracas ou moderadas na Cidade.

Devido aos riscos de deslizamento nas encostas da Serra do Mar, intensificados no período das chuvas de verão, a cada ano (desde 1989) o PPDC é implantado de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte (podendo ser antecipado o início ou adiado o final), para atenção intensificada aos efeitos das chuvas, trocando informações com a Defesa Civil do Estado de São Paulo.


Cubatão retornou ao nível de observação a partir das 13h de hoje (29) (Foto: Ma theus Tagé/DL)

Específico para controlar os escorregamentos nas encostas paulistas da Serra do Mar, envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais, com o objetivo principal de evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temorária da população que ocupar as áreas de risco, antes que os escorregamentos de terra e rochas atinjam suas moradias.

Como em outras cidades, o PPDC em Cubatão é organizado em quatro níveis: Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo. A cada um deles corresponde uma série de ações. O nível básico é Observação, em que são acompanhados mais atentamente os índices pluviométricos. O nível Atenção prevê vistoria de campo nas áreas anteriormente identificadas como de risco; o nível Alerta considera a remoção preventiva da população dessas áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias, enquanto o Alerta Máximo implica na remoção de toda a população que habita áreas de risco.

Considerando as pesquisas hidrológicas e geológicas feitas durante 20 anos nas encostas da Serra do Mar, verificou-se que o acúmulo de mais de 100 milímetros de chuva num período de 84 horas eleva consideravelmente a possibilidade de ocorrerem deslizamentos, motivo pelo qual a partir dessa constatação o PPDC entra no nível Atenção, como aconteceu nesta terça-feira.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Prestes a retornar, Neymar se emociona e diz que não volta 'meia boca'

Há mais de um ano sem jogar, craque deve voltar a ser relacionado para os próximos jogos do Al-Hilal

Nacional

Saiba quais cidades podem ter alagamentos até esse domingo, segundo o Climatempo

A chuva chegou fraca em alguns lugares, mas coloca em risco outros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter