Alckmin recebeu a proposta e garantiu que irá analisá-la detalhadamente / Thiago Macedo/Divulgação PMC
Continua depois da publicidade
O prefeito César Nascimento ofereceu ao Governo Federal um terreno municipal com cerca de 1 milhão de m² para a instalação de um condomínio logístico pela Autoridade Portuária de Santos (APS), incluindo um pátio de caminhões com capacidade para mais de mil vagas.
A proposta foi apresentada diretamente ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília, na tarde de quarta-feira (12).
Continua depois da publicidade
Durante a audiência, Nascimento destacou ao vice-presidente, que também lidera o MDIC, que a Prefeitura busca dialogar com a APS para evitar a construção de um pátio de caminhões na Ilha do Tatu, localizada em uma área residencial com mais de 40 mil moradores, incluindo o Jardim Casqueiro.
“Estou vindo pessoalmente até ao senhor para apresentar esta proposta como prova de que não somos contra o desenvolvimento do Porto e da nossa Região, mas Cubatão não pode sempre ficar com ônus deste progresso”, afirmou o prefeito.
Continua depois da publicidade
O terreno proposto fica na região conhecida como Sítio dos Areais, no Polo Industrial de Cubatão, próximo à Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, presente na reunião, ressaltou que, ao contrário da área planejada inicialmente pela APS, que é de preservação ambiental, “a área que o município está oferecendo já tem licenciamento, inclusive para receber empreendimentos. Este projeto da Ilha do Tatu já tem a contrariedade de órgãos como o Ministério Público”.
Alckmin recebeu a proposta e garantiu que irá analisá-la detalhadamente, além de discutir o assunto com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Continua depois da publicidade
Após a reunião com o vice-presidente, o prefeito César Nascimento e sua comitiva, acompanhados por uma comissão de vereadores de Cubatão, tinham um encontro marcado no Ministério de Portos e Aeroportos.
No entanto, o compromisso foi cancelado minutos antes pela assessoria do ministro Silvio Costa Filho, que justificou a ausência devido a uma convocação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas sobre a assinatura do edital de construção do túnel Santos - Guarujá.
Ainda na quarta-feira, o prefeito se reuniu com o Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, para oficializar a adesão de Cubatão ao programa “Contrata+ Brasil”, lançado recentemente pelo Governo Federal.
Continua depois da publicidade
Segundo o ministro, o programa tem como objetivo facilitar a contratação de microempreendedores individuais (MEI) por prefeituras, com foco em prestadores de serviços de manutenção.
“O pequeno empreendedor sempre é o que mais sofre. Mas Cubatão sai daqui hoje com uma série de projetos para ajudar a desenvolver economicamente a cidade”, afirmou França.
Durante o encontro, foram discutidos programas de incentivo ao empreendedorismo, como “Acredita”, “Procred360” e “Cartão MEI”, voltados para o financiamento de pequenos e médios negócios.
Continua depois da publicidade
O prefeito também apresentou ao ministro um pedido da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic) para prorrogar o programa Desenrola Pequenos Negócios.
“O programa ajudou muito pequenos empreendedores, mas ainda há uma necessidade grande de regularização de outros que neste momento não conseguem acessar os novos programas e benefícios oferecidos pelo governo”, destacou César Nascimento.