Cotidiano

Cubatão incentiva aleitamento materno

Do dia 1º ao dia 7, serão afixadas faixas e cartazes em todas as unidades de saúde da rede municipal da Cidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/07/2013 às 15:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Cubatão reforçará, na primeira semana de agosto, ações de incentivo ao aleitamento materno. Do dia 1º ao dia 7, serão afixadas faixas e cartazes em todas as unidades de saúde da rede municipal. Antes, no dia 29 de julho, em dois horários, às 10h e às 13h30, no Serviço de Especialidades Pediátricas (Av. Martins Fontes, 132, 1º andar, Vila Nova), os profissionais da área terão uma palestra de atualização com a médica Keiko Teruya, membro do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria e ex-diretora do Centro de Lactação e do Banco de Leite Humano do Hospital Guilherme Álvaro. O objetivo é que por meio deles as informações sobre os benefícios da amamentação sejam repassadas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento está sendo organizado pela médica pediatra Emília Hashimoto, chefe do Serviço de Especialidades Pediátricas. "Keiko Teruya é pioneira do serviço de amamentação na região. Criou o Centro de Lactação de Santos no início da década de 90 e foi incentivadora da criação do Banco de Leite de Santos, ambos atuando a todo vapor no Hospital Guilherme Álvaro", informou a doutora Hashimoto.

A Semana do Aleitamento Materno segue as diretrizes do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e também da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). O tema de 2013 do MS e da SBP é: "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você". Já o da WABA é: "Aconselhamento em amamentação: perto das mães".

Cubatão reforçará, na primeira semana de agosto, ações de incentivo ao aleitamento materno (Foto: Agência Brasil)

Continua depois da publicidade

Caso Cubatão - No dia 29 de agosto, Cubatão participa do Fórum de Amamentação, no Senac-Santos. No evento, um caso local será destacado. Uma mãe, deficiente mental, amamenta com sucesso seus filhos gêmeos, tendo sido sempre apoiada pela comunidade e igreja. As crianças nasceram prematuras, com peso de 1.700g e 1.800g, aproximadamente, e são atendidas no Ambulatório de Recém-Nascido de Risco. A mãe sempre comparece às consultas com uma acompanhante da comunidade. Hoje, as crianças estão com 5 meses e são bem saudáveis.

Benefícios do Aleitamento Materno

O leite materno é um alimento completo. Isto significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite).
Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos. É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais.
Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software