Cotidiano
Festival da Cultura Nordestina será realizado de 13 a 16 de novembro, com shows de grandes nomes da música nordestina e a presença de Daniel Gonzaga, neto do Rei do Baião
Continua depois da publicidade
O maior festival nordestino fora do Nordeste já tem data pra acontecer: de 13 a 16 de novembro. O Festival da Cultura Nordestina – Cubatão Danado de Bom está cheio de grandes nomes da MPB e, nesta 3ª edição, irá homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
O evento será realizado no Kartódromo Municipal (Rua Embaixador Pedro de Toledo, s/nº) e contará com a presença de Fagner, Pitty, Magníficos, Tribo de Jah, entre outros artistas. As atrações foram divulgadas pela prefeita Marcia Rosa, na noite desta quinta-feira (25), durante o lançamento oficial do Festival, na sede Cubatão do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), que contou com a presença de autoridades, imprensa, empresários e representantes das indústrias, comércio e entidades de classe do município.
Logo na entrada, os convidados foram recepcionados por Lampião e Maria Bonita, representados por Isaura Melo e Nairton Alves, do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) de São Paulo. Após a cerimônia, puderam degustar comidas típicas do nordeste ao som de clássicos do forró.
Daniel Gonzaga, neto do homenageado, também fará uma apresentação preparada especialmente para o festival, com um apanhado da obra do avô e algumas pérolas de Gonzaguinha. O público pode esperar clássicos como "Vida de Viajante" e "Xote das Meninas" e outros sucessos exaltando o lado nordestino da família, influência direta de Gonzagão, em músicas como "Festa" de Gonzaguinha e "Perdido no meio das ondas", de Daniel.
Continua depois da publicidade
Para mostrar um pouco mais da rica história do homenageado deste ano, o festival contará com o Museu Luiz Gonzaga. “Sanfona, gibão e chapéu de couro são as peças que fazem parte da ferramenta de trabalho do Rei do Baião”. A frase é do próprio Luiz Gonzaga. E todos esses itens, que carregam em si a paixão de Gonzagão pela música, farão parte do museu. Em cada pedacinho do acervo, será possível fazer uma viagem pela vida e obra desse grande cantor e instrumentista brasileiro.
Atrações
Continua depois da publicidade
A cantora baiana Pitty, que representa a diversidade de ritmos daquela Região do País, e o cantor e compositor Fagner, um dos nomes mais importantes da música nordestina, estão entre as principais atrações da Festa.
Com 20 anos de carreira, a banda Tribo de Jah, um dos principais representantes do reggae no Brasil e exterior, irá marcar presença na festa. A banda, que começou na Escola de Cegos do Maranhão, promete agradar a todos com seu som que influencia até hoje uma geração inteira de músicos do raggae.
Os integrantes do Falamansa também irão homenagear o Rei do Baião com sucessos do álbum "As sanfonas do rei" - Tributo aos 100 anos de Luiz Gonzaga”. Já o forró romântico será representado pela Banda Magníficos, que tem 20 anos de carreira e mais de um milhão de discos vendidos.
Continua depois da publicidade
Além dos shows, o evento irá reunir apresentações artísticas dos mais variados segmentos (dança, teatro, cultura popular, folclore, artes plásticas, literatura, etc), bem como uma cidade cenográfica de 1.500m², retratando uma vila matuta do sertão nordestino.
Para matar a saudade da terra natal, os visitantes poderão saborear deliciosos pratos típicos da culinária nordestina, nos mais de 20 restaurantes da Praça de Alimentação.
Segundo a prefeita Marcia Rosa, a ideia principal do Cubatão Danado de Bom é celebrar as raízes nordestinas da população cubatense, já que mais de 60% dos moradores da Cidade são nascidos naquela região do país ou possuem descendência, de acordo com estimativas da Prefeitura.
Continua depois da publicidade
“O Danado de Bom celebra essa alma de luta e alegria do povo nordestino, que ajudou a construir a Cubatão que vemos hoje. O Festival é o resumo de toda essa paixão, encontrada em cada pedacinho da nossa cidade, seja nos sabores, nas artes, no sotaque ou nas várias 'casas do norte' espalhadas pelos mais diferentes bairros. Esse sentimento de pertencer ao Nordeste, estando no Sudeste, é algo muito rico em Cubatão e que não podemos perder”, afirma a prefeita.
Criado em 2010 pela Prefeitura de Cubatão, o festival, que tem o apoio de grandes empresas da região, faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo e já está se consolidando como a maior festa nordestina fora do Nordeste - as duas edições anteriores somaram um público de 115 mil pessoas. A expectativa da organização este ano é atrair cerca de 75 mil pessoas ao local nos quatro dias de festa.
Programação
Continua depois da publicidade
Dia 13/11 (quinta-feira) - Banda Magníficos
Dia 14/11 (sexta-feira) - Grupo Falamansa / Tribo de Jah
Dia 15/11 (sábado) - Fagner / Daniel Gonzaga
Dia 16/11 (domingo) - Pitty e Rapadura Chique Xico
Festival Gastronômico Danado de Bom
Restaurantes, bares e lanchonetes do município já podem inscrever suas receitas inspiradas na culinária nordestina no Festival Gastronômico Danado de Bom, que antecede o evento principal. As inscrições podem ser feitas até o dia 30, na SEMED, no 1º andar da Prefeitura. Informações pelo telefone 3362-6023. O regulamento completo está disponível na página da Prefeitura, na aba 'Parte Oficial/Leis'.
Continua depois da publicidade
As receitas inscritas no concurso farão parte dos cardápios dos estabelecimentos comerciais que disputarão o festival, a partir de 1º de outubro, podendo ser apreciadas por moradores e turistas até o término do festival.
Os concorrentes serão analisados por um corpo de jurados, formado por chefs, donos de restaurantes, representantes do setor de turismo e de escolas de culinária. O prato vencedor receberá o título de "Receita Danada de Boa 2014". Além disso, todos os participantes do concurso terão suas criações incluídas no Livro de Receitas do Festival, lançado durante o evento, em novembro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade