Cotidiano

Cubatão celebra Dia da Independência e pede uma sociedade mais justa e igualitária

Na abertura da cerimônia, ao som do Hino Nacional executado pela Banda Marcial de Cubatão, sob a regência do maestro Paulo Henrique Paiva, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil,

Publicado em 07/09/2014 às 16:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Na cerimônia cívica em comemoração ao 192º aniversário da Independência do Brasil, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, parafraseou o líder pacifista Mahatma Gandhi, afirmando que "nenhum homem pode ser considerado verdadeiramente livre enquanto não construirmos uma nação mais justa e igualitária, com moradia para todos, sem fome e injustiça". O ato, realizado a partir das 9 horas deste domingo (7), na esplanada do Paço Municipal, contou com a participação de autoridades civis e militares, além de estudantes, educadores e grupos culturais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Devemos colocar no coração esse espírito de luta, não com armas, mas com amor, por uma sociedade mais justa para todos. Só assim teremos uma sociedade livre e independente", disse Marcia Rosa, destacando a recente conquista do Município: contar com uma faculdade de medicina a partir de 2015.

"Gastamos milhões para levar nossos estudantes para as universidades nas cidades vizinhas. Mas, agora, receberemos nossa primeira faculdade de medicina, com mais vagas preenchidas pelo Prouni", enalteceu a prefeita.

Cubatão celebra Dia da Independência e pede uma sociedade mais justa e igualitária (Foto: Marília Marcela)

Continua depois da publicidade

Cubatão foi um dos 14 municípios paulistas selecionados pelos ministérios da Saúde e da Educação para receberem cursos de medicina a partir do próximo ano. Em âmbito nacional, serão, no total, 39 cidades.

A intenção do Governo Federal é descentralizar a oferta desses cursos, facilitando o acesso à formação médica fora das grandes capitais e centros populacionais.

A meta é ampliar o número de médicos no País de 374 mil para 600 mil, em 2026. Para isso, serão geradas 11,5 mil novas vagas de graduação até 2017 e 12,4 mil vagas de residência médica.

Continua depois da publicidade

Evento 

Na abertura da cerimônia, ao som do Hino Nacional executado pela Banda Marcial de Cubatão, sob a regência do maestro Paulo Henrique Paiva, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, pela prefeita Marcia Rosa; do Estado de São Paulo, pelo coronel Julio Cesar Natividade da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea; e do Município, pelo presidente da Câmara, Wagner Moura.

Na sequência, houve a execução dos hinos da Independência, sob a regência de Roberto Farias; e de Cubatão, novamente com o comando de Paiva.

Continua depois da publicidade

Na cerimônia cívica em comemoração ao 192º aniversário da Independência do Brasil, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, parafraseou o líder pacifista Mahatma Gandhi (Foto: Marília Marcela)

A banda estudantil da Unidade Municipal de Educação Padre José de Anchieta apresentou o tema do Esporte Espetacular e a música Sky Fall (Adele).

Com um grupo de alunos realizando evoluções para a apresentação das bandeiras dos estados e outro, do projeto + Educação + Cultura, caracterizado como índios na companhia do padre Manoel da Nóbrega, a escola, de mesmo nome, também ajudou a abrilhantar o evento. Houve ainda a performance do grupo de maracatu Zabelê.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software