Cotidiano

Cubatão celebra Dia da Independência e pede uma sociedade mais justa e igualitária

Na abertura da cerimônia, ao som do Hino Nacional executado pela Banda Marcial de Cubatão, sob a regência do maestro Paulo Henrique Paiva, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil,

Publicado em 07/09/2014 às 16:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Na cerimônia cívica em comemoração ao 192º aniversário da Independência do Brasil, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, parafraseou o líder pacifista Mahatma Gandhi, afirmando que "nenhum homem pode ser considerado verdadeiramente livre enquanto não construirmos uma nação mais justa e igualitária, com moradia para todos, sem fome e injustiça". O ato, realizado a partir das 9 horas deste domingo (7), na esplanada do Paço Municipal, contou com a participação de autoridades civis e militares, além de estudantes, educadores e grupos culturais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Devemos colocar no coração esse espírito de luta, não com armas, mas com amor, por uma sociedade mais justa para todos. Só assim teremos uma sociedade livre e independente", disse Marcia Rosa, destacando a recente conquista do Município: contar com uma faculdade de medicina a partir de 2015.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Papo de Domingo: “Eu creio que até o final de 2018 a gente tenha um sistema de navegação na Baixada”

• Ingressos para edição do Tomorrowland Brasil estão esgotados

• Cursos de medicina começam em 2015

"Gastamos milhões para levar nossos estudantes para as universidades nas cidades vizinhas. Mas, agora, receberemos nossa primeira faculdade de medicina, com mais vagas preenchidas pelo Prouni", enalteceu a prefeita.

Cubatão celebra Dia da Independência e pede uma sociedade mais justa e igualitária (Foto: Marília Marcela)

Continua depois da publicidade

Cubatão foi um dos 14 municípios paulistas selecionados pelos ministérios da Saúde e da Educação para receberem cursos de medicina a partir do próximo ano. Em âmbito nacional, serão, no total, 39 cidades.

A intenção do Governo Federal é descentralizar a oferta desses cursos, facilitando o acesso à formação médica fora das grandes capitais e centros populacionais.

A meta é ampliar o número de médicos no País de 374 mil para 600 mil, em 2026. Para isso, serão geradas 11,5 mil novas vagas de graduação até 2017 e 12,4 mil vagas de residência médica.

Continua depois da publicidade

Evento 

Na abertura da cerimônia, ao som do Hino Nacional executado pela Banda Marcial de Cubatão, sob a regência do maestro Paulo Henrique Paiva, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, pela prefeita Marcia Rosa; do Estado de São Paulo, pelo coronel Julio Cesar Natividade da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea; e do Município, pelo presidente da Câmara, Wagner Moura.

Na sequência, houve a execução dos hinos da Independência, sob a regência de Roberto Farias; e de Cubatão, novamente com o comando de Paiva.

Continua depois da publicidade

Na cerimônia cívica em comemoração ao 192º aniversário da Independência do Brasil, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, parafraseou o líder pacifista Mahatma Gandhi (Foto: Marília Marcela)

A banda estudantil da Unidade Municipal de Educação Padre José de Anchieta apresentou o tema do Esporte Espetacular e a música Sky Fall (Adele).

Com um grupo de alunos realizando evoluções para a apresentação das bandeiras dos estados e outro, do projeto + Educação + Cultura, caracterizado como índios na companhia do padre Manoel da Nóbrega, a escola, de mesmo nome, também ajudou a abrilhantar o evento. Houve ainda a performance do grupo de maracatu Zabelê.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software