Cotidiano

Cubatão amplia cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo

Cerca de 10% da cobertura já atingida foi complementada no sábado, com as maiores demandas acontecendo na UBS Jardim Nova República, UBS Jardim Casqueiro e no Posto Central

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 24/11/2014 às 17:42

Compartilhe:

Com a realização do segundo Dia D, ocorrido no sábado (22), Cubatão chega a uma cobertura vacinal de 68,76% (de 8.372 doses) contra a poliomielite e 70,20% (de 7.379), contra o sarampo. Cerca de 10% (9,87) da cobertura já atingida foi complementada no sábado, com as maiores demandas acontecendo na UBS Jardim Nova República (156 doses), UBS Jardim Casqueiro (206) e no Posto Central de Imunização, onde foram aplicadas 289 vacinas.

"Por ser o segundo Dia D Nacional, o movimento nos postos fica bem abaixo do normal. Mesmo assim foi importante para a ampliação da nossa cobertura. Aqui no Posto Central, a demanda foi dentro da expectativa para uma continuação de campanha. Que os pais e/ou responsáveis continuem trazendo as crianças. Esperamos agora atingir a meta", explicou a enfermeira Milena Schlitchting, responsável pelo setor de Imunização (vacinas) do Serviço de Vigilância Epidemilógica (SVE).

"Muito importante essa imunização. E que bom que a campanha possibilitou mais um 'Dia D', Uma boa chance de vir num sábado. Foi prático, aqui pertinho de casa. Valeu a pena", comentou Lineide Gomes Bohnestenguel (34 anos), mãe de Nikolas Bohnestenguel, de 3 anos e 7 meses, que compareceu durante a tarde à UBS 31 de Março. Na mesma unidade também esteve Marilene Maria da Silva (44 anos), que levou filha de 3 anos, Raquel Maísa. "Realmente, uma boa oportunidade, pois, no meio da semana, é bem mais difícil para mim. Gostei", disse a mãe.

Já o Posto Central de Vacinação, na Av. Martins Fontes, na Vila Nova, recebeu um bom contingente, com a unidade bastante movimentada durante todo o dia. Entre eles, o casal Renato de Oliveira Correa (35 anos) e Sheila Soares Santos (28 anos), conduzindo a filhinha, Maria Clara Soares, de anos. "É bom participar dessa fase da criança. Ela fica mais confiante para vir, e ajuda a entender a necessidade da vacina", explicou o pai. "Ela gosta, e acaba virando um programa em família prá gente", complementou a mãe.

"Eu vim tomar a gotinha", chegou dizendo, todo entusiasmado, o garotinho Vinícius de Figueiredo Suzuki, 4 anos, fazendo questão de exibir sua camisa de super-heróis (Os Vingadores). Ele não sabia que uma segunda vacina o esperava, e não era em gotas. Ao chegar à sala, cumpriu tranquilamente a primeira etapa. Tomada a dose, toda a empolgação inicial foi embora. E quem teve de fazer o papel de super herói, neste caso, foi o pai, Vinícius da Silva Suzuki, de 30 anos, que teve trabalho para convencê-lo a receber a injetável tríplice viral (que imuniza contra sarampo, caxumba e coqueluche).

"Faz parte. Nem eu sabia. Eu o disse que era só a gotinha. Ao chegar aqui, fui informado e logo imaginei que haveria certa resistência. Ele é 'tinhoso'. Mas no final deu tudo certo. Missão cumprida para pai e filho", relatou Vinícius (pai). Ele disse que no primeiro 'Dia D' estava trabalhando e também achou importante ter uma segunda chance para o seu filho. "Durante a semana ele estuda, e eu trabalho. Fica um complicado para quem tem pouco tempo. Então, esse segundo sábado foi primordial para que eu o trouxesse (no Posto Central de Vacinação)", completou.

Cubatão chegou a a uma cobertura vacinal de 68,76% (Foto: Divulgação)

Sequência em nove postos - Conforme a Chefe do SVE, Ana Cristina Alegria, a campanha prossegue em nove postos fixos, que funcionam em dias úteis, das 8 às 16 horas, para esse fim. "O trabalho continua. Os postos estão funcionando, e vamos em busca da meta", reforça Ana Cristina.

Relação dos Postos Fixos (das 8 às 16 horas)

1 - POSTO CENTRAL DE VACINAÇÃO (ao lado do PS Infantil)
Endereço - Av. Martins Fontes, 132 - Vila Nova.

2 - UBS JARDIM 31 DE MARÇO
Endereço: Rua Antonio Simões de Almeida, s/nº.

3 - UBS ÁREA 5
Endereço: Rua Manoel Leal, s/nº - Jardim São Francisco.

4 - USF VILA SÃO JOSÉ
Endereço: Av. Bandeirantes, s/nº.

5 - UBS JARDIM NOVA REPUBLICA
Endereço: Av. Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº.

6 - UBS JARDIM CASQUEIRO
Endereço: Rua Espanha, s/nº.

7 - USF JARDIM CARAGUATÁ
Endereço: Rua Feud Farah, s/nº.

8 - USF VILA DOS PESCADORES
Endereço: Rua Santa Júlia, s/nº.

9 - USF COTA 200
Endereço: 2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº - na Cota 200.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter