Cotidiano

Costa Rica confirma estadia em Santos

Presidente da Federação de Futebol do país e prefeito da cidade assinaram protocolo de intenções

Publicado em 10/12/2013 às 10:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A seleção da Costa Rica confirmou que treinará e se hospedará em Santos na Copa do Mundo de 2014, quando há expectativa da vinda de 3 a 5 mil turistas daquele país. A decisão foi tomada após sorteio dos grupos realizado na sexta-feira, dia 6, e a informação foi confirmada ontem pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e pelo presidente da Federação de Futebol da Costa Rica, Eduardo Li, que assinaram protocolo de intenções no Paço.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Vila Belmiro será o palco de treinos da delegação, que terá dois hotéis disponíveis para sua estadia, o Mendes Plaza e o Panorama, para hospedagem de cerca de 170 pessoas, entre jogadores, comissão técnica e familiares. A seleção do México, que confirmou sua estadia neste domingo, vai se preparar no Centro de Treinamento do Santos FC e se hospedará no Parque Balneário Hotel.

“Foram 83 locais habilitados pela Fifa e Santos é uma das únicas que receberá duas seleções. Não tenho dúvidas de que o santista vai acolher bem os milhares de turistas mexicanos e costarriquenhos. Será a oportunidade histórica de internacionalizar a cidade por meio do futebol, uma paixão mundial”, afirmou o prefeito.

Eduardo Li falou que será “uma motivação grande para a equipe treinar em um estádio mítico onde jogou Pelé e Neymar”. Destacou ainda a infraestrutura e segurança oferecidas.

Continua depois da publicidade

Com a seleção em Santos, cidade poderá receber até 5 mil turistas (Foto: Matheus Tagé/DL)

México

A seleção mexicana também escolheu a cidade para se preparar durante a Copa, conforme foi anunciado pelo presidente da Federação Mexicana de Futebol, Justino Compeán, ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa, após o sorteio dos grupos do torneio, na Costa do Sauípe (Bahia).

Continua depois da publicidade

É esperada a vinda de comitiva de 300 pessoas, entre jornalistas, comissão técnica, jogadores e seus familiares, e 4.350 torcedores trazidos pela agência Mundomex em navio transatlântico. “É um momento muito importante para a cidade. O mundo estará voltado ao Brasil durante a Copa e temos que aproveitar esta grande oportunidade. A vinda do México trará inúmeros benefícios para a economia local e ajudará a internacionalizar a marca ‘Santos’”, disse o prefeito Paulo Alexandre.

Segundo ele, no início do próximo ano serão formalizados todos os procedimentos para a recepção da seleção e assinado o contrato com a federação. A delegação ficará hospedada no Parque Balneário Hotel e treinará no Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube.

México é uma das seleções que mais leva torcedores às copas. Para a edição no Brasil, é esperada a vinda de 26 mil turistas. A agência Mundomex trará torcedores mexicanos no navio de cruzeiros Divina, da companhia MSC, que tem 1.800 cabines e capacidade de 4.350 pessoas.

Continua depois da publicidade

A embarcação ficará 32 dias no País, sendo metade no Nordeste e outra parte entre os portos de Santos e do Rio de Janeiro. “Santos é uma cidade incrível, com um porto espetacular, boa hotelaria e comunicação, e está no centro do País. E tem um povo que está nos recebendo de braços abertos”, disse Luis Quintero, presidente da Mundomex. Além do México, a Prefeitura também negocia a vinda da seleção da Costa Rica.

Integração

O prefeito acrescentou que as tratativas com os dois países não se restringirão ao período da Copa. “Vamos trabalhar para promover a irmanação com cidades dos dois países, visando intercâmbio cultural e união entre os povos”.

Continua depois da publicidade

Segundo o titular da pasta de Turismo, Luiz Dias Guimarães, estão previstas visitas à Costa Rica e ao México em março, para tratar de parcerias em áreas como desenvolvimento tecnológico, mobilidade urbana e segurança. Também participaram do encontro o secretário municipal de Esportes, Alcídio Mello, e o secretário geral da Federação de Futebol da Costa Rica, Rafael Vargas, além de integrantes dos comitês paulista e santista da Copa.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software