Cotidiano

Costa leste dos EUA entra em alerta devido ao avanço do furacão Joaquin

Segundo Centro Nacional de Furacões americano, o núcleo da tempestade passa nas últimas horas pelo oceano Atlântico, perto das Bahamas. Ela deve avançar nos próximos cinco dias rumo ao norte

Publicado em 01/10/2015 às 17:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

 As autoridades de Estados da costa leste dos EUA estão em alerta devido à aproximação do furacão Joaquin. Nesta quinta-feira (1º), o fenômeno atingiu a categoria 4, a segunda mais alta, com ventos de até 225 km/h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o Centro Nacional de Furacões americano, o núcleo da tempestade passa nas últimas horas pelo oceano Atlântico, perto das Bahamas. Ela deve avançar nos próximos cinco dias rumo ao norte.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Atirador deixa ao menos dez mortos no Oregon

• Ataques aéreos da Rússia destróem 12 alvos do Estado Islâmico na Síria em 24h

• Google lança Chromecast para transmitir arquivos de áudio na TV

Nas ilhas caribenhas, a situação mais grave foi registrada na ilha de Acklins, onde as fortes chuvas, as enchentes e o aumento do nível do mar provocaram cortes na energia elétrica e no serviço telefônico durante horas.

O diretor da Agência Nacional de Gestão de Emergência das Bahamas, Stephen Russell, afirmou que ainda não há informações sobre mortos e feridos, mas que 565 pessoas ficaram presas em suas casas na região.

Continua depois da publicidade

O arquipélago ainda deverá passar por mais horas de tempestade e de ressaca no mar. As ondas deverão subir 3 metros a mais que o normal e a expectativa de chuva é de 250 a 380 milímetros na região central do país.

A previsão é que a tempestade se aproxime da Flórida na noite de sexta (2), ainda na categoria 3, com ventos de até 210 km/h. Depois, ele começa a perder força ao avançar em direção ao norte.

Os meteorologistas estimam que o fenômeno passe perto da Carolina do Norte na categoria 2 na manhã de segunda (5) e chegue a Nova Jersey e Nova York na terça, já como tempestade tropical.

Continua depois da publicidade

O temor é que o fenômeno atinja o território próximo à baía de Nova York, que abriga a infraestrutura energética que abastece a maior cidade americana e o resto do nordeste do país.

A mesma região foi atingida em 2012 pelo furacão Sandy, que inundou a cidade de Nova York e provocou 71 mortes e prejuízos de US$ 71,4 bilhões em 24 Estados americanos.

Enchente

Continua depois da publicidade

Enquanto o furacão Joaquin avança pelas Bahamas, uma mulher morreu em enchentes que atingiram Spartanburg, na Carolina do Sul. Segundo as autoridades locais, ela foi encontrada dentro de um carro inundado.

A tempestade que atingiu a região foi provocada por uma área de baixa pressão que atingiu o sudeste americano. A região também está em alerta devido à aproximação de Joaquin.

Devido aos riscos da tempestade, o pré-candidato republicano Donald Trump cancelou um comício programado para a noite de sexta-feira (2) no Estado da Virgínia.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software